Dados do Trabalho
TÍTULO
HERNIA ABDOMINAL POS-TRAUMATICA CONTUSO
INTRODUÇÃO
A hérnia de parede abdominal traumática é uma entidade clínica pouco frequente apesar do aumento estatístico do trauma abdominal contuso, que é resultante de uma força súbita e violenta ocasionado pelos mais diversos agentes. A hérnia pode ser decorrente de pequenos defeitos abdominais tipicamente de trauma contuso dirigido ou defeitos maiores relacionados a acidentes automobilísticos.
RELATO DE CASO
Relatamos um caso raro de hérnia abdominal por trauma contuso de um paciente de 58 anos, vítima de acidente automobilístico, com exames físicos e complementares sugestivos de hérnia em parede abdominal em flanco esquerdo, com sinais de ruptura pós-traumática. O tratamento foi correção primária e redução do conteúdo herniário com utilização de tela sintética de polipropileno para reforçar a parede abdominal e prevenir recidivas. O paciente evoluiu bem no pós-operatório, com clínica favorável. Após 2 meses apresentava parede abdominal íntegra, sem sinais de recidivas.
DISCUSSÃO
O diagnóstico é frequentemente realizado somente com a história clínica e o exame físico, no entanto um exame de imagem mais elaborado como a TC é importante para definir o local e o defeito da parede. O reparo cirúrgico da herniação é sempre indicado. O tratamento consiste na redução da herniação e na correção do orifício herniário.
Área
PAREDE ABDOMINAL
Instituições
cesmac - Alagoas - Brasil
Autores
Elisa Esteves Rossini, Gabriela de Sena Cabral, Gabriela Loss Basto costa, Guilherme Costa Farias, Teresa Amélia da Silva, Rinaldo de Aguiar Barbosa, Lucas de Lima Ferreira, Victor Maranhão Rocha