Dados do Trabalho
TÍTULO
TRATAMENTO LAPAROSCOPICO DE MULTIPLOS FERIMENTOS POR ARMA BRANCA EM ABDOME ANTERIOR
INTRODUÇÃO
A laparoscopia é um método que pode ser empregado em pacientes com ferimentos penetrantes e estabilidade hemodinâmica. Sua aplicação depende de diversos fatores com disponibilidade de recursos, complexidade das lesões encontradas e habilidade técnica do cirurgião. Uma das principais vantagens da laparoscopia no contexto de trauma é o potencial de evitar laparotomias e suas complicações. Este vídeo relata a abordagem de um paciente do sexo masculino vítima de múltiplos ferimentos por arma branca no abdome anterior, admitido no pronto-socorro sem sinais de instabilidade hemodinâmica, e submetido a uma laparoscopia terapêutica.
DESCRIÇÃO DO VÍDEO
Realizada laparoscopia com posicionamento do paciente conforme figuras com ambos os braços ao longo do corpo e pernas abertas, paciente fixado a mesa cirúrgica com faixa abdominal. No inventario da cavidade presença de moderada quantidade de sangue em andar superior do abdome, achado de lesão hepática G III em segmentos II e III, sem sangramento ativo. Lesão de parede gástrica anterior e posterior e lesão de mesocolon transverso. A lesão hepática não necessitou de tratamento especifico, sendo realizada rafia das lesões gástricas em dois plenos e da lesão de mesocolon. Realizada drenagem da cavidade com 2 drenos penrose supra e infrahepaticos próximos a lesão hepática e das rafias gástricas. Foi realizado teste com azul de metileno que não demonstrou extravasamento.
CONCLUSÃO
O uso da laparoscopia no trauma tem sido assunto cada vez mais prevalente. O avanço das tecnologias de imagem, grampeadores e principalmente no treinamento avançado em laparoscopia do cirurgião do trauma tem possibilitado que uma quantidade cada vez maior de lesões abdominais sejam abordadas de forma minimamente invasiva. Em nossa instituição pacientes estáveis com prospostas de abordagem laparoscópica são submetidos obrigatóriamente a tomografia de abdome pré operatória, com o intuito de excluir lesões de retroperitoneo que são de dificil acesso via laparoscopia. A abordagem por video deve ser realizada de forma padronizada seguindo uma sequência lógica e pre estabelecida para que não se deixe lesões despercebidas sem tratamento. Apesar das vantagens inerentes as técnicas minimamente invasivas a segurança do paciente deve ser prioridade e no encontro de dificuldade técnica ou dúvida quanto a lesões o cirurgião não deve hesitar em converter o procedimento para uma laparotomia.
Área
TRAUMA
Instituições
Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
Guilherme Pasquini Cavassin, Carlos Augusto Metidieri Menegozzo, Lenira Chierentin Rengel, Abel Hiroshi Murakami, Valdir Zamboni, Edivaldo Massazo Utiyama