Dados do Trabalho


TÍTULO

INCIDENTALMENTE DESCOBERTO NAO-ROTAÇAO INTESTINAL NO MOMENTO DA CIRURGIA BARIATRICA: QUAL OPERAÇAO PARA EXECUTAR?: REVISÃO DO TRABALHO PUBLICADO PELO Dr KO GARY.

OBJETIVO

Esse trabalho foi publicado na revista Cirurgia para Obesidade e Doenças Relacionadas (2019) por Gary Ko, Andrew Smith, Cassie Scott, Boris Zevin. Como faz parte de nossa linha de pesquisa de interesse, encaminhamos ao Congresso para um melhor debate do assunto. Objetivo: Um achado incidental de não-rotação intestinal no momento da cirurgia bariátrica coloca os seguintes 2 dilemas: (1) qual operação realizar, e (2) se uma apendicectomia deve ser realizada concomitantemente. Este trabalho teve como objetivo revisar a experiência de dois Centros de Excelência Bariátrica com gastrectomia vertical laparoscópica (LSG) em pacientes com não-rotação intestinal e realizar uma revisão sistemática da literatura sobre este tema. Configuração Dois Centros de Excelência Bariátrica, designados pela Ontario Bariatric Network.

MÉTODO

Uma revisão do prontuário de todos os casos de LSG realizados em pacientes com não rotação intestinal em dois centros foi realizada. Uma revisão sistemática sobre a realização de cirurgia bariátrica em pacientes com não-rotação / mal rotação intestinal foi realizada utilizando bases de dados EMBASE e MEDLINE.

RESULTADOS

Quatro pacientes (0,4% de todos os casos) realizaram LSG no cenário de não rotação intestinal. Dois pacientes foram submetidos a uma apendicectomia concorrente. Três pacientes desenvolveram doença do refluxo gastrointestinal no pós-operatório e um paciente necessitou de conversão para um bypass gástrico em Y-de-Roux laparoscópico. Um total de 12 estudos retrospectivos com 23 pacientes foram incluídos na revisão sistemática. Dezenove pacientes foram submetidos a bypass gástrico em Y-de-Roux, três pacientes foram submetidos a um duodenal switch e um paciente foi submetido a LSG. Nove pacientes (41%) foram submetidos à apendicectomia concomitante. Razões citadas para não realizar uma apendicectomia incluem não compreender completamente o defeito anatômico, sendo surpreendido pela descoberta de não rotação, sem consentimento para o procedimento, e colocação de trocarte sub-ótima para uma apendicectomia.

CONCLUSÕES

O LSG é uma alternativa razoável ao bypass gástrico em Y-de-Roux laparoscópico em pacientes com não-rotação intestinal. Uma apendicectomia concomitante pode não ser necessária na era das imagens transversais modernas para o diagnóstico de apendicite aguda.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA

Instituições

Hospital São Lucas - Minas Gerais - Brasil

Autores

Adéblio José da Cunha, Cirênio de Almeida Barbosa, Ronald Soares dos Santos, Weber Chaves Moreira, Thales Alves de Souza, Tuian Santiago Cerqueira, Thaís Oliveira Dupin, Wilson Santana Silva Junior