Dados do Trabalho
TÍTULO
TUMOR DE SCHWANNOMA: RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
Os Schwannomas são tumores histologicamente sugestivos de benignidade, que crescem da bainha dos nervos periféricos a partir das células de Schwann, e quando se trata do VIII nervo craniano este era, antigamente, denominado Neurinoma do Acústico. Os Schwannomas Vestibulares (SV) possuem uma incidência anual de 1,5 casos a cada 100.000, sendo responsável por 8-10% dos tumores intracranianos, que em sua maioria absoluta das vezes, são unilaterais (95%). Apresentam sintomatologia geralmente após os 30 anos de idade. A principal faixa etária acometida é após os 40 anos. A presença de SV bilateral é patognomônico de Neurofibromatose do Tipo II (NF2). Apresentamos um caso de caso de tumor de Schwannoma em região de mediastino, com desfecho satisfatório, motivado pela raridade da patologia e pelas particularidades do caso observado.
RELATO DE CASO
Paciente do sexo Feminino, 51 anos, natural de Sobral-CE, relatou queda da própria altura em âmbito residencial e queixa de dor em região torácica posterior. Foi ao Posto de Saúde da Família e, então, após atendimento e prescrição de paracetamol e codeína, além de raio x de tórax, foi encaminhada para o serviço de emergência do Hospital Regional Norte de Sobral por identificação de possíveis massa e derrame pleural ao exame de imagem. Paciente foi, então, admitida sem dor no momento, eupneica em ar ambiente, afebril e aceitando dieta oral. Foi, assim, encaminhada para realização de RNM e TC de tórax com contraste para definir conduta. À TC foi evidenciada lesão expansiva circunscrita mista com componente sólido com calcificações na região posterior à esquerda, e derrame pleural de grande volume com atelectasia restritiva de lobo inferior. A conduta consistiu em Toracotomia exploradora, ressecção de tumor de mediastino e Toracostomia em Selo D’água. À biopsia foi confirmada a suspeita de tumor de Schwannoma, predominantemente cístico. A paciente evoluiu com melhora clínica e alta hospitalar.
DISCUSSÃO
A idade da paciente retratada no Relato de Caso foi o único fator de risco identificado para tumor de Schwannoma, além de não haver sintomatologia característica, portanto, é importante que haja suspeita clínica desse tipo de tumor, mesmo que não se tenha uma história clínica tão sugestiva.
Área
CIRURGIA TORÁCICA
Instituições
Hospital Regional Norte de Sobral - Ceará - Brasil
Autores
Lettícia Palloma Moreira Lima, Igor Albuquerque Oliveira Sousa, Clara Assis Oliveira de Menezes, Ana Talita Vasconcelos Arcanjo, Paulo Victor Batista Reis Soares, Yuri Ananias Vasconcelos, Beatriz Rocha Alves Nascimento, Evandro Aguiar Azevedo