Dados do Trabalho


TÍTULO

ANALISE DA DISTRIBUIÇAO REGIONAL DO TRATAMENTO CIRURGICO DE PERITONITE NO BRASIL NOS ULTIMOS 10 ANOS

OBJETIVO

Esse trabalho tem como objetivo fazer uma avaliação epidemiológica dos pacientes submetidos a cirurgia por peritonite nas regiões brasileiras em um período de 10 anos.

MÉTODO

Estudo ecológico, descritivo, com base nos dados do Sistema de Informação Hospitalar (SIH/SUS), colhidos no DATASUS, no período de janeiro de 2008 a dezembro de 2018.

RESULTADOS

Com base nos dados coletados, percebeu-se que houve um total de 15.282 cirurgias devido à peritonite, sendo destes 13.560 (88.7%) em caráter de urgência e o restante (11.3%) de caráter eletivo, outros tipos de acidente de trânsito ou outros tipos de lesões e envenenamento por agentes químicos ou físicos. Do total de pacientes, 1.856 (12.14%) foram a óbito. Com relação às regiões do país, o Sudeste apresentou o maior índice de cirurgias devido à peritonite com 4.887 casos, que representa 31.98% de todo país. Em segundo lugar, encontra-se a região Sul com 3.575 (23.4%), seguido da região Nordeste com 3.455 (22.6%), Centro-Oeste com 1.857 (12.15%). O serviço público apresentou maior índice de cirurgias por peritonite com 5.519, enquanto o privado 4.072. Não foram identificados como público ou privado 5.691.

CONCLUSÕES

Entre as regiões brasileiras, a de maior prevalência é a região Sudeste e a de menor prevalência é a região Norte. Pode-se notar também o predomínio nas cirurgias de caráter de urgência sobre as de caráter eletivo. Com isso, é necessário que se busque entender quais as principais causas que levam a esse predomínio significativo do tratamento em caráter de urgência, e a predominância dessa enfermidade na região Sudeste (31,98%) para que, a partir dessas informações, se desenvolvam estratégias que possam diminuir essas ocorrências.

Área

PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Centro Universitário Tiradentes - Alagoas - Brasil

Autores

Marina Monteiro, João Paulo Correia, Tiago Tenório, Arthur Linnieker, Priscila Almeida, Ewerton Soares, Pedro Mansur, Ana Carolina Pastl