Dados do Trabalho


TÍTULO

ADENOCARCINOMA E POLIPOSE PROXIMAL DO ESTOMAGO - RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O câncer gástrico permanece como um dos cânceres mais letais. As síndromes hereditárias do câncer gástrico, apesar de representarem um grupo adequado para prevenção ou, pelo menos, para o diagnóstico precoce, são aparentemente extremamente raras. Existem três síndromes hereditárias de CG amplamente identificadas, dentre elas a Síndrome de Polipose Proximal do Estômago e Adenocarcinoma (GAPPS).
Os seguintes critérios diagnósticos são recomendados: (a) 100 pólipos gástricos no caso índice ou mais de 30 pólipos em um parente de primeiro grau de um caso conhecido, (b) pólipos restritos ao corpo e ao fundo do estômago, (c) ausência de polipose colorretal ou duodenal; (d) pólipos gástrica familial confirmada morfologicamente com áreas de displasia ou carcinoma; (e) herança autossômica dominante.

RELATO DE CASO

Paciente de 78 anos, sexo feminino, procedente de Belém-PA, do lar, relatando a cerca de 6 meses epigastralgia, náuseas e vômitos. Realizou Endoscopia Digestiva em agosto/2018 com os achados de Corpo Gástrico com pregueado difuso edemaciado com múltiplos pequenos pólipos, alguns apresentando erosões; Corpo alto com lesão polipóide irregular. Histopatológico: Adenoma tubulo-viloso com atipia de alto grau; Pólipos hiperplásicos. Exame de colonoscopia normal. Realizou pré-operatório e no dia 24/11/2018 foi submetida à Gastrectomia Total + Linfadenectomia DII + Esplenectomia. Histopatológico: Adenocarcinoma tubular do tipo intestinal de Lauren bem diferenciado precoce, com invasão de mucosa no corpo (lesão exofítica, medindo 1x0,5cm) e invasão até camada submucosa do fundo gástrico (lesão exofítica de 1,5x1,0cm), na grande curvatura adenomas tubulares com displasia de baixo e alto grau, pólipos de glândula fúndica e pólipos hiperplásicos em fundo e corpo (polipose proximal); Gastrite crônica com hiperplasia linfóide folicular e atividade com frequentes erosões e metaplasia intestinal extensa associada, margem cirúrgicas livres. Ausência de infiltração angiolinfática e perineural, ausência de metástases em linfonodos perigástricos (0/43), baço sem alterações. Estadiamento patológico pT1bN0. Paciente evoluiu sem intercorrências no pós-operatório, no momento em follow-up com sequenciamento genético em andamento.

DISCUSSÃO

Adenocarcinoma e Polipose proximal do estômago é uma nova síndrome de polipose gástrica autossômica dominante com uma predisposição significativa para adenocarcinoma do estômago, metástase e morte. Com a recente identificação de variantes do promotor do gene APC como a sua aberrância genética subjacente, o GAPPS foi incluído como a adição mais recente em distúrbios associados a APC. Os membros da família em risco devem ser rastreados por testes de mutação germinativa para a presença de variantes do promotor IB da APC para iniciar avaliação e vigilância endoscópica oportuna. A criação de registros familiares e a formação de diretrizes atualizadas por consensos de especialistas provavelmente reduzirão a mortalidade no futuro.

Área

ESTÔMAGO E DUODENO

Instituições

HUJBB/ UFPA - Pará - Brasil

Autores

João Felipe Leite Acioli, Paula Baraúna Assumpção, Geraldo Ishak, Paulo Pimentel Assumpção, Rodrigo Ferreira Silva, Fernanda Furtado Leão, Marielle de Nazaré Gonçalves de Lima Silva, Emanuel Gomes dos Santos Júnior