Dados do Trabalho


TÍTULO

RE-TROCA DE PROTESE VALVAR AORTICA POR CALCIFICAÇAO E COLOCAÇAO DE ENXERTO POR DEGENERAÇAO DE RAIZ E HEMIARCO AORTICO: RELATO DE CASO.

INTRODUÇÃO

A aterosclerose configura- se como uma doença de caráter multifatorial, na qual tanto as artérias, quanto as valvas cardíacas sofrem alterações deletérias ao longo dos anos. A distensibilidade reduzida da aorta pode ser apresentada como indício precoce da doença, estando dessa forma associada ao risco de hipertensão e doença microvascular no coração, cérebro e rins. Evidências clínicas sugerem que a calcificação da valva aórtica e a aterosclerose compartilham fisiopatologias semelhantes, destacando- se pacientes do sexo masculino, fumantes, hipertensos, diabéticos, obesos e dislipidêmicos. O processo caracterizado pelo rompimento da membrana basal, seguido por inflamação, deposição lipídica e calcificação ocorre em componentes vasculares e valvulares, logo pode ser modificado, desde que a profilaxia e abordagem terapêuticas sejam instituídas precocemente.

RELATO DE CASO

N.P.S. masculino, 81 anos, hipertenso e com doença aterosclerótica avançada há 13 anos, antecedentes de infarto agudo do miocárdio e doença arterial coronariana, submetido a troca de valva aórtica devido redução da fração de ejeção de ventrículo esquerdo a 35% e colocação de 'stent' em tronco coronariano esquerdo em 2009. Paciente estabeleceu tratamento e acompanhamento até 2016 quando diagnosticado com calcificação da prótese aórtica, estenose de carótida interna direita, lesão obstrutiva em coronária esquerda em 90% e obstrução dos ramos marginais em 70%. Apresentou importante refluxo paraprotético. Submetido a nova cirurgia para re-troca valvar por prótese Labcor 23, troca de Aorta ascendente por enxerto após degeneração e calcificação em 2017 e angioplastia coronariana.

DISCUSSÃO

A doença aterosclerótica é uma das principais causas de calcificação de valvas cardíacas com consequente diminuição da fração de ejeção ao longo da progressão da doença e necessitando de troca valvar por prótese quando o prejuízo de fluxo se torna agravante para realizar atividades diárias e possibilidade de afetar órgãos vitais Os acúmulos passam a ocorrer em diferentes vasos por uma hipercolesterolemia e mal controle dietético. No paciente em questão, esse acúmulo passou a ocorrer em carótida interna direita ocasionando estenose de 75%, coronária esquerda com redução do óstio para 90% e ramos marginais com obstrução de 70%. Esses depósitos podem levar a eventos como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. A mudança de estilo de vida se faz necessária para reduzir a possibilidade de cirurgia e uma melhor recuperação e manutenção da prótese após a cirurgia com vista a melhora dos sintomas e prevenção de crescimento das placas. A cirurgia de re-troca valvar está indicada para pacientes sintomáticos com estenose importante e nos casos assintomáticos considerados de alto ris-co, dentre eles a calcificação valvar, como no caso descrito em que foi feito uso de prótese biológica.

Área

CIRURGIA TORÁCICA

Instituições

Universidade Católica de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

Kétuny da Silva Oliveira, Marina Ferreira da Silva, Laís Ribeiro Vieira, Laura de Lima Crivellaro, Igor Diego Carrijo dos Santos, Pedro Henrique Nunes de Araujo, Camille de Souza Carvalho, Osvaldo Sampaio Netto