Dados do Trabalho
TÍTULO
UTILIZAÇAO DO FAST ESTENDIDO (EFAST - EXTENDED FOCUSED ASSESSMENT WITH SONOGRAPHY FOR TRAUMA) EM DIAGNOSTICO DE ULCERA GASTRICA PERFURADA
INTRODUÇÃO
O exame ultrassonográfico (USG) é uma técnica simples, de baixo custo e eficiente para realização de diagnósticos e monitoramento de lesões ameaçadoras à vida. Pela versatilidade do método, foi desenvolvido um protocolo denominado FAST (Focused Assesment with Sonography for Trauma) no ambiente de emergência e terapia intensiva. Uma nova complementação a este protocolo, denominada FAST-Estendido amplia o diagnóstico de doenças antes reservadas à cavidade abdominal e pericárdica, conjuntamente com doenças localizadas na cavidade torácica, em busca de presença de líquidos em cavidades ou pneumotórax. O objetivo deste estudo é ilustrar a importância da técnica do FAST em locais com poucos recursos para agilidade do diagnóstico, bem como, da conduta cirúrgica.
RELATO DE CASO
Paciente masculino, 48 anos, com diagnóstico prévio de síndrome dispéptica e doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), procurou o serviço de emergência com início súbito da dor, com padrão difuso em barra superior e anorexia. Nega uso de medicamentos de uso contínuo, comorbidades, vômitos e diarreia. Ao exame físico, apresentava-se em regular estado geral e com sinais de instabilidade hemodinâmica. O abdome encontrava-se tenso, doloroso a palpação superficial, a compressão profunda, a descompressão difusamente e a percussão, principalmente em epigástrio. O hemograma revelou leucocitose com desvio à esquerda. Diante do quadro grave do paciente, foi realizado o FAST para melhor conduta cirúrgica, o qual evidenciou presença de moderada quantidade de líquido em todos os quadrantes abdominais. Desta forma, formulou-se a hipótese diagnóstica de úlcera gástrica perfurada. Realizada laparotomia mediana xifo-umbilical e abertura por planos, à inspeção havia grande quantidade de líquido sero-purulento em cavidade, presença de úlcera gástrica em pequena curvatura em região antro-pilórica, com 1cm de diâmetro, circular e regular. Colhida amostra para cultura do líquido peritoneal. Aspiração do conteúdo peritoneal e lavagem vigorosa com soro morno. Reavivamento das bordas da úlcera com envio de material para biópsia. No pós-operatório evoluiu com boa melhora clínica.
DISCUSSÃO
O uso do FAST para avaliação criteriosa em conjunto com os dados clínicos, é de grande valia para nortear condutas terapêuticas, principalmente em locais com limitações de recursos. Como exemplificado no caso exposto, no qual a detecção precoce de líquido na cavidade, em conjunto com a história patológica pregressa do paciente, direcionou o diagnóstico e a conduta cirúrgica. Uma vez que a presença de um exame FAST positivo denota sangramento intracavitário e, necessidade de laparotomia exploradora na vigência de instabilidade hemodinâmica. Assim, a utilização de dispositivos portáteis para detectar uma lesão ameaçadora à vida e alterar a evolução natural da doença pode significar a decisão entre a vida e a morte desses pacientes.
Área
URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS
Instituições
UniCEUB e Hospital Regional de Sobradinho - Distrito Federal - Brasil
Autores
Amanda Luíza Aguiar Taquary Alvarenga, Amanda Cunha Gomes de Freitas, Marcella Rezende Monteiro do Prado, Pedro Henrique Alves de Morais