Dados do Trabalho


TÍTULO

ADENOCARCINOMA VILOTUBULAR MODERADAMENTE DIFERENCIADO E CARCINOMA DE CELULAS RENAIS CLARAS: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O câncer colorretal acomete o segmento distal do reto e sigmoide, seguidos pelo ceco, cólon ascendente e transverso. Os adenocarcinomas representam a maioria dos tumores colorretais. Os sintomas iniciais dependem do tipo de tumor e sua localização, sendo comuns diarreia, síndrome dispéptica, obstipação intestinal progressiva e melena. Por outro lado, o carcinoma de células claras constitui a variante mais comum de carcinoma renal, estabelecendo-se como uma lesão sólida, amarelada, com graus variáveis de necrose, hemorragia e degeneração cística internas. Este trabalho tem como objetivo relatar um caso de adenocarcinoma retal concomitante a um carcinoma renal de células claras.

RELATO DE CASO

J.O., masculino, 60 anos, branco, procedente de Imperatriz-MA, previamente diagnosticado com câncer de intestino, procurou atendimento médico referindo epigastralgia e diarreia, sem outros sintomas. Possui hipertensão arterial sistêmica em controle regular, diabetes mellitus insulino-dependente e depressão. Realizada tomografia computadorizada de abdome, que evidenciou cisto simples no rim esquerdo (Bosniak 1) e espessamento parietal irregular no reto alto, com início a cerca de 12cm da borda anal, com extensão longitudinal de aproximadamente 4,5cm, melhor caracterizado no estudo de ressonância magnética realizado na mesma data, sugestivo de lesão de natureza neoplásica. Além disso, observou-se no estudo, afilamento da luz do segmento do reto acima descrito e consequentemente maior acúmulo do conteúdo fecalóide a montante. Demais aspectos do exame permanecem inalterados em relação ao exame prévio. Foi realizada retossigmoidectomia laparoscópica com nefrectomia parcial e transversostomia protetora em ângulo esplênico. O procedimento durou 8 horas, sem hemotransfusões intraoperatórias e sem intercorrências clínicas. Exame histopatológico evidenciou, no reto, adenocarcinoma vilotubular moderadamente diferenciado, de caráter metastático em 8 de 24 linfonodos analisados, estadiamento pT3pN2b e, no rim esquerdo, carcinoma de células renais claras papilífero, limitado ao rim e estadiamento pT1a pNx. Paciente apresentou boa evolução clínica, tendo alta no 5º dia pós-operatório.

DISCUSSÃO

A abordagem do paciente suspeito de recidiva de câncer de intestino pela via laparoscópica, quando bem executada tecnicamente, mostrou-se uma alternativa terapêutica promissora. Operações laparoscópicas potencialmente curativas para tumores do trato gastrintestinal tornaram-se a via de acesso preferencial, possibilitando a tomada de medidas invasivas reduzindo o dano local e sistêmico, além de permitir melhor visualização e busca ativa de lesões peroperatórias. A importância da exploração do tratamento laparoscópico soma-se às necessidades de múltiplas reoperações em pacientes diagnosticados com síndromes familiares e/ou carcinomas de estágio avançado, com necessidade de ressecções extensas e hemostaticamente seguras.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Universidade Federal do Maranhão - Maranhão - Brasil

Autores

Eduardo Capuano Nery, Ana Michelly Santos Lucena, Bruna Knanda Queiroz Macedo, Leonardo Vaz Barros, Lucas Emanuel Soares Silva, Jorge Soares Lyra