Dados do Trabalho


TÍTULO

REPARO LAPAROSCOPICO DE HERNIA INGUINAL EM LACTENTES: COMPARAÇAO COM REPARO DE HERNIA ABERTA: REVISÃO DO TRABALHO PUBLICADO PELO Dr EM GEOL Ho

OBJETIVO

Esse trabalho foi publicado na revista Jornal de Cirurgia Pediátrica (2018) por Em Geol Ho, Kyong Ihn, Eun-Jung Koo, Eun Young Chang, Jung-Tak Oh. Como faz parte de nossa linha de pesquisa de interesse, encaminhamos ao Congresso para um melhor debate do assunto. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a utilidade do reparo laparoscópico de hérnia inguinal (LR) em crianças em comparação com o reparo da hérnia aberta (OR).

MÉTODO

Métodos: Analisamos retrospectivamente os dados clínicos de 465 crianças tratadas para hérnia inguinal de janeiro de 2006 a dezembro de 2015. Dentre elas, 124 foram submetidas à RL e 341 foram submetidas à OR.

RESULTADOS

No grupo OR, 16,1% (55/341) foram submetidos principalmente a correção de hérnia inguinal bilateral e 13,6% (42/308) subsequentemente desenvolveram hérnia inguinal contralateral metacrônica durante o acompanhamento. No grupo LR, 75,8% (94/124) foram submetidos à correção primária de hérnia inguinal bilateral e apenas 1,6% (2/123) desenvolveram hérnia inguinal metacronosa contralateral. Os tempos médios de operação do reparo da hérnia inguinal unilateral não mostraram diferenças estatísticas entre a RL e a OR. No entanto, os tempos médios de operação do reparo da hérnia inguinal bilateral foram menores na RL (39,8 ± 10,4 vs. 51,1 ± 14,4 min, p < 0,001). Recidiva pós-operatória e infecção da ferida não mostraram diferenças estatísticas entre os grupos, mas o inchaço no escroto pós-operatório foi mais comum na OR (0,0% vs. 4,0%, p = 0,006).

CONCLUSÕES

LR em crianças mostrou uma menor incidência de hérnia metacrônica,menor tempo de operação e melhor curso pós-operatório do que OR. LR poderia ser considerado o método de operação primária em crianças com hérnia inguinal.

Área

PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Hospital São Lucas - Minas Gerais - Brasil

Autores

Weber Chaves Moreira, Cirênio de Almeida Barbosa, Ronald Soares dos Santos, Thales Alves de Souza, Tuian Santiago Cerqueira, Adéblio José da Cunha, Thaís Oliveira Dupin, Wilson Santana Silva Junior