Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DA ROBOTICA NA CIRURGIA BARIATRICA

OBJETIVO

Levantar dados atualizados a respeito das vantagens e desvantagens da técnica robótica e sua utilização na cirurgia bariátrica.

MÉTODO

Revisão integrativa através de artigos científicos contidos no banco de dados da Scientific Electronic Library Online, Pubmed, Lilacs e o portal online da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

RESULTADOS

Atualmente, a cirurgia bariátrica e metabólica procede através de quatro principais modalidades, o by-pass gástrico, a cirurgia de Sleeve ou gastrectomia, o switch duodenal e a banda gástrica ajustável. Dessas, as mais utilizadas são o by-pass gástrico, ou gastroplastia com desvio intestinal de “y” de Roux, e a gastrectomia vertical. Tais procedimentos têm sido realizados por três formas: a convencional, por cirurgia aberta, a laparoscópica e a robótica. O uso da robótica, apesar de recente, já é encontrado difundindo-se no Brasil, com mais de 30 robôs já distribuídos no país. No entanto, existe um impasse no que tange o uso dessa estratégia, abrangendo questões financeiras, logísticas e inovativas.
A cirurgia robótica tem como um de seus benefícios a ergonomia mais adequada e confortável, facilitando procedimentos em pacientes obesos. Além do mais, por se tratar de uma técnica cirúrgica menos invasiva, dispõe da minimização de riscos e traumatismos ao organismo dos pacientes, reduzindo morbidade e o tempo necessário para recuperação. Dentre as desvantagens estão o tempo e o custo para preparar os instrumentos e sala, os quais são consideravelmente elevados, assim como a duração da operação propriamente dita. O cirurgião leva um tempo para habituar-se com o manuseio do robô e apresenta maior dificuldade em acessar os vários quadrantes do abdome. Acredita-se também, que os dispositivos robotizados podem restringir a aprendizagem de procedimentos laparoscópicos.

CONCLUSÕES

Com base no apresentado, temos uma dicotomia entre os benefícios ergonômicos e inovativos que a técnica robótica promove e a proporção de custos necessários ao seu desenvolvimento, junto aos mecanismos da capacitação profissional. Sendo assim, foi possível expor os principais benefícios e embates acerca da performance da cirurgia bariátrica por via robótica.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - FAMENE - Paraiba - Brasil

Autores

Lorenna Torres Andrade da Nóbrega, Adrianne Araújo de Sarmento Queiroga, Príscilla Anny de Araújo Alves, Rebeca Aguiar de Vital de Almeida, Mariane Costa Dias Lins