Dados do Trabalho


TÍTULO

LUMA - LAPAROENDOSCOPIA TRANSUMBILICAL MINIASSISTIDA, UMA NOVA ALTERNATIVA EM CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA. ANALISE DE 20 CASOS DE COLECISTECTOMIA.

INTRODUÇÃO

O papel da videolaparoscopia na era moderna da cirurgia encontra-se bem estabelecido. Com a perspectiva de ser possível melhorar a já privilegiada situação atual, novas alternativas têm sido propostas, como a cirurgia endoscópica transluminal por orifícios naturais (NOTES), o método por acesso único transumbilical (LESS), a minilaparoscopia (MINI) e a tecnologia robótica.

DESCRIÇÃO DO VÍDEO

A técnica constitui de incisão infra umbilical com instalação de pneumoperitônio com agulha de Veress e passagem de trocarte de 11mm. Entrada de Ótica de Palmer, Ótica com canal operatório. Inventario da cavidade mostrando a entrada, orgão alvo e demais orgãos intrabdominais do sistema digestivo. Incisão em linha axilar anterior de 3mm com passagem de pinça de mini-laparoscopia para auxílio. retificada agulha de fio de vicryl 0, Feito ponto extracorpóreo adentrando a cavidade abdominal em região de linha hemiclavicular direita, transfixando fundo da vesícula e saindo novamente na parede abdominal, ponto este ultilizado para exposição da vesícula biliar. Iniciado dissecção de ducto cístico com pinça de disseção curva laparoscópica. Após domínio do mesmo, realizada clampeamento por ligadura com fio Vicryl com nó extracorpóreo. Secção do Ducto cístico dissecada artéria cística e ligadura da mesma pelo mesmo método do ducto cístico.
Exérese da vesícula de seu leito com auxílio da pinça de mini laparoscopia e eletrocautério ligado a pinça de disseção curva. Conferencia da hemostasia, Retirada do ponto em fundo da vesícula, Retirada a vesícula da cavidade abdominal e retirada dos trocartes sob visão.
Fechamento por planos.

CONCLUSÃO

Esta nova técnica combina e resulta da racionalização de particularidades técnicas e do sinergismo das três abordagens de invasividade

mínima clássicas, buscando agregar suas vantagens e minimizar as suas desvantagens

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

Hospital Madre Tereza - Minas Gerais - Brasil

Autores

Geraldo Jose Souza Lima, Gustavo Munayer Abras, Lucas Alceu Ribeiro Lopes, Luciano Ornelas Chaves Filho, Guilherme Stival Candido, Luiz Felipe Pimenta Nogueira Souza Lima, Thassiana Jeaninne Malagoli Resende, Leonardo Moreira Carvalho