Dados do Trabalho
TÍTULO
RARA ANOMALIA DE PAREDE TORACOABDOMINAL EM RN: RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
Os tumores que afetam o recém-nascido diferem dos encontrados em períodos mais avançados da vida pela incidência, localização, apresentação clínica, tipo histológico, grau de diferenciação, história natural, resposta ao tratamento e prognóstico. Geralmente no período neonatal as massas ovarianas são cistos, ocasionalmente tumores, e quase nunca neoplasias. Eles podem ocasionar manifestações clínicas diversas desde dificuldade respiratória por compressão diafragmática em consequência do volume exuberante, torção de ovário e anexos homolaterais, sangramento, evolução para choque hemorrágico, perfuração e peritonite.
RELATO DE CASO
Recém-nascida, 1 dia de vida, a termo, mãe primigesta adolescente, APGAR 8/9, apresentou malformação na parede torácica e desconforto respiratório com exteriorização de massa tumoral bilateral com suspeita de hipoplasia pulmonar. Na CT de tórax mostrou formação nodular com densidade de partes moles em plano cutâneo/subcutâneo da parede toracoabdominal anterolateral e na US de abdome foi identificado coleção de grossos debris em parede do abdome superior bilateralmente, sugestivo de seios dérmicos comunicando-se com a cavidade abdominal. Foi realizada cirurgia após 8 dias de nascida para a exérese de tumoração de parede abdominal bilateral e acesso venoso central. Assim, foi realizado ressecção das lesões contendo pequena área cística e estrutura tubulosa com vascularização própria. As tumorações foram enviadas para o histopatológico no qual constatou fragmento irregular de tecido pardacento e firme, medindo 2,0 X 1,3 X 0,7 cm ao lado direito de malformação arteriovenosa e 2,8 X 1,9 X 0,9 cm ao lado esquerdo de segmento ovariano e tubário meio a fibrose. A paciente evoluiu bem do ponto de vista cirúrgico, apesar do desconforto respiratório no pós-operatório, permanecendo na UTI neonatal com alta após 30 dias.
DISCUSSÃO
Assim, a apresentação desse caso clínico tem como finalidade relatar um raro tipo de tumor em recém-nascido de restos embrionários de localização anômala e chamar a atenção para uma investigação detalhada pré-natal para o diagnóstico precoce ainda intrautero para melhor manejo pós-natal.
Área
CIRURGIA PEDIÁTRICA
Instituições
Universidade Ceuma - Maranhão - Brasil
Autores
Maria Luiza Ibrahim Rocha Guimarães, Luiz Eduardo Luz Sant'Anna, Marcos Raíces, Michelle Rafaelle Andrade Gurgel, Nathalya Batista Casanova, Rafhael Richardson Gomes Silva, Gabriela Coutinho Amorim Carneiro, Luana Lara Farias de Jesus Neves