Dados do Trabalho


TÍTULO

ANALISE COMPARATIVA DO SANGUE PROVENIENTE DA TORACOSTOMIA COM DRENAGEM TORACICA FECHADA COM SANGUE VENOSO DO PACIENTE POLITRAUMATIZADO COM VISTAS A AUTOTRANSFUSAO

OBJETIVO

• Análise comparativa do sangue coletado através de toracostomia com drenagem pleural fechada com sangue venoso em pacientes que sofreram hemotórax traumático na chegada ao pronto socorro.
• Avaliar a possibilidade de reinfusão do sangue drenado por toracostomia com drenagem pleural fechada em pacientes vítimas de hemotórax traumático;
• Analisar a influência do delta do trauma e mecanismo do trauma sobre o aspecto do sangue a ser reinfundido.

MÉTODO

Estudo tipo descritivo, prospectivo, realizado no Hospital São José – Joinville/SC, com intuito de análise da viabilidade sanguínea coletado em Hemotórax Traumático, classificados como fechados e/ou abertos, para posterior realização de transfusão autóloga.

RESULTADOS

Este estudo apresentará um número de 11 (onze) pacientes estudados, nos quais apresentaram diagnóstico de hemotórax traumático. Sendo realizado coleta do sangue de forma estéril em frasco coletor após toracostomia com drenagem pleural fechada e encaminhada para análise com bioquímica e cultura do sangue coletado, comparado com amostra de sangue venoso periférico do próprio paciente. A autotransfusão é um método terapêutico, que consiste na reintrodução do sangue do paciente em suas próprias veias, ou seja, é uma transfusão autóloga. Ela difere das transfusões sanguíneas comuns realizadas com o sangue de outros seres humanos: transfusões homólogas. A autotransfusão é prática muito valorizada atualmente por seus benefícios econômicos e, principalmente, por sua maior segurança clínica. Os graves riscos das transfusões homólogas reforçam o valor e a importância da autotransfusão.

CONCLUSÕES

Embora reduzida em comparação com o sangue venoso, sangue proveniente de hemotórax fornece uma concentração suficiente de células sanguíneas para uso de autotransfusão, no entanto, o sangue pleural é extremamente deficiente nos fatores de coagulação. O sangue do Hemotórax pode ser útil para a ressuscitação aguda, mas exigiria reposição concomitante de fatores de coagulação conforme já preconizado na atualização mais recente do ATLS24.
A análise de dados, não revelou uma associação fortemente significativa relacionando o tempo do trauma, assim como o mecanismo do trauma com a qualidade do sangue, isso nos mostra que há outros fatores associados a serem investigados.

Área

CIRURGIA TORÁCICA

Instituições

Hospital Municipal São José - Santa Catarina - Brasil

Autores

Samuel Cristaldo Dominguez, Osmar Nunes da Silva D'Abadia, Rodolfo Pacheco Quidá, Paulo Eduardo Zanoni, Carlos Augusto Cadamuro Kumata, Daniel Augusto Mauad Lacerda, Carlos Antonio Stabel Daudt