Dados do Trabalho


TÍTULO

CRIAÇAO DE AMBULATORIO DE TRIAGEM DE PACIENTES CIRÚRGICOS - PRIMER - ENCAMINHADOS PARA SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL EM HOSPITAL UNIVERSITARIO TERCIARIO NO SUL DO BRASIL

OBJETIVO

A estrutura dos fluxos de um sistema sociotécnico complexo como um hospital terciário tem sido foco de estudo, considerando que a otimização de fluxos de acordo com as teorias já praticadas na engenharia tem potencial de melhorar a distribuição de recursos humanos e financeiros, oferecendo melhor assistência e satisfação a todos os envolvidos no processo. Assim, nosso objetivo é relatar a reestruturação do fluxo de atendimento de pacientes em serviço de Cirurgia Geral (CIG) no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) iniciado no ano de 2018 e vigente até o presente momento.

MÉTODO

Observação da dinâmica de atendimento das equipes do CIG e construção de espaço para triagem de pacientes encaminhados da rede básica, com maior disponibilidade de tempo por consulta, guiado por noções de segurança do paciente e qualidade assistencial conforme determinado pela Joint Comission, buscando um ambiente pedagogicamente saudável para o ensino de semiologia e raciocínio cirúrgico por meio de feedback, PBL e debriefing.

RESULTADOS

Foi instituído em 6/07/2018 o Ambulatório de Primeiras Consultas Cirúrgicas - PRIMER -, que integra o CIG e uma das ações de extensão da FAMED - UFRGS, a Liga de Cirurgia UFRGS (LiCir) ao sistema como uma forma de conseguir organizar o fluxo de pacientes para as diferentes equipes que integram o CIG. Assim, alunos da liga que já tenham cursado a cadeira de semiologia são supervisionados por médicos cirurgiões (4) e acompanhados por alunos de semestres iniciais no atendimento inicial dos pacientes encaminhados da rede básica. É fornecido protocolo com roteiro de atendimento, material sobre o funcionamento do ambulatório e noções básicas de semiologia das principais patologias, manual do sistema de informática necessário e suporte de alunos diretores da LiCir à demandas logísticas. É usado para avaliação pré-operatória o protocolo institucional (ref). Pacientes que não preencham critério para indicação cirúrgica ou que necessitem de otimização pré-operatória de comorbidades a médio e longo prazo são re-encaminhados à rede básica com documento de contrarreferência e orientação de encaminhamento quando necessário, além da realização de medidas de educação em saúde especialmente sobre sinais de alarme e necessidade de atendimento de emergência. O feedback é estimulado e usualmente é feito um debrifing ao final das atividades para auxiliar na fixação de conceitos que são trabalhados baseados nos casos conforme vão sendo atendidos (PBL like). Já foram atendidos mais de 300 pacientes, envolvendo cerca de 100 alunos nos atendimentos, sendo estes do primeiro ao décimo segundo semestre da faculdade.

CONCLUSÕES

o PRIMER tem se mostrado método eficaz na otimização de fluxos e recursos e ambiente adequado para o ensino de semiologia e raciocínio clínico.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

UFRGS - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

THAMYRES ZANIRATI, Jeferson K. de Oliveira, Débora Sardi, Sofia Michele Dick, Jader Gus, Mario Henrique Meine, Luiz Fernando Moereira, Leandro Totti Cavazzola