Dados do Trabalho


TÍTULO

A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ANATOMICO NA RECONSTRUÇAO LABIAL: REVISAO BIBLIOGRAFICA E RELATO DE CASO COM RETALHO DE ABBE

INTRODUÇÃO

O câncer labial é a neoplasia mais prevalente na cavidade oral, tendo como principal etiologia o carcinoma espinocelular (CEC), o qual apresenta incidência 20 vezes maior no lábio inferior quando comparado ao superior (ALVES et al., 2011). O tratamento é cirúrgico, através de remoção da lesão com margens de segurança e posterior reconstrução estética-funcional. Na maioria dos indivíduos, defeitos no lábio superior de até um terço de seu comprimento podem ser fechados diretamente, porém, na impossibilidade de fechamento sem causar distorção anatômica local, usa-se um retalho que repare toda a estrutura funcional do mesmo (FILHO et al., 2010). O retalho de Abbé é uma técnica de reconstrução que tem como objetivo manter a função, sensibilidade e estética, consistindo na transferência de tecido do lábio inferior para o superior, baseada na artéria labial. Tal procedimento proporciona a reposição de um segmento vertical completo formado por pele, músculo e mucosa, todavia, necessita de grande colaboração do paciente, pois o retalho permanece pediculado na artéria labial por 14 a 21 dias. Neste contexto, o conhecimento exato da anatomia local vai proporcionar um procedimento mais seguro e um melhor resultado final.

RELATO DE CASO

Paciente, sexo feminino, 58 anos, tabagista (45 maços/ano), com histórico de lesão cutânea em topografia central do lábio superior, na qual foi submetida a ressecção, há 3 anos, de cerca de 25% dessa região com síntese primária e anatomopatológico de CEC, com margens cirúrgicas livre. Paciente retorna com lesão recidivante, em que foi realizada biópsia incisional, cujo diagnóstico foi de CEC. O tratamento de escolha foi cirúrgico, com ressecção de cerca de mais de 25%. No entanto, em virtude da falta de tecido no lábio superior para síntese primária, optou-se por reconstrução em dois tempos através do retalho de Abbé. O primeiro tempo da cirurgia ocorreu sem intercorrências e a paciente recebeu alta hospitalar no 1º dia de pós-operatório. Após 21 dias do procedimento, ocorreu o segundo tempo da cirurgia para secção do pedículo, com alta hospitalar da paciente logo após o procedimento. Paciente evoluiu bem, mantendo os critérios funcionais da região oral e satisfeita com aspectos estéticos locais.

DISCUSSÃO

O trabalho foi realizado através da análise de um caso clínico de CEC mediante investigação documental, baseada no prontuário da paciente, a fim de enaltecer a importância da anatomia na confecção do retalho de Abbé para reconstrução labial. Concomitantemente, foi realizada revisão bibliográfica de revistas e artigos publicados nos últimos 18 anos nas bases de dados Pubmed e Scielo. O conhecimento anatômico mostrou-se fundamental em casos de reconstruções, a fim de restabelecer funções e devolver as formas das unidades corporais, sendo o retalho de ABBÉ uma das boas opções na reconstrução labial.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)

Instituições

Centro Universtário Tiradentes - Alagoas - Brasil

Autores

João Paulo Santos Correia, Marina Ganem Ferreira Monteiro, Alberto José Oliveira Vieira, Elâyne Magalhães Mendes, Maria Alice Barbosa Silva, Arthur Holanda Paes Pinto