Dados do Trabalho


TÍTULO

FERIMENTO POR ARMA DE FOGO EM AREA DE CONFLITO BRASIL – VENEZUELA. ESTAMOS PREPARADOS PARA UMA EVENTUAL GUERRA?

INTRODUÇÃO

Os ferimentos provocados por balas de alta velocidade formam uma cavidade temporária, como se abrisse um vácuo no corpo da vítima e, depois, fechasse, sugando pólvora, pedaços de roupa e o que mais houver em volta. O risco de infeccionar, então, é grande. A primeira preocupação é manter o paciente vivo, normalmente, com lesões ósseas graves. Em seguida, é preciso cuidar de possíveis infecções. Objetivo: Relatar conduta em caso de FAF em área de conflito Brasil - Venezuela. Métodos: Pesquisa em base de dados Pubmed e avaliação de prontuário.

RELATO DE CASO

KP, sexo masculino, 25 anos, venezuelano, vítima de FAF em HCD (orifício de entrada). Sem orifício de saída visível. A. VAP, conversando B. MV levemente dim a D; Tórax assimétrico; SatO2 93% sob Mascara 15L/min -> Dreno de tórax a D C. PA: 86/53; FC: 143bpm; Abd em tábua; Pct hipocorado (2+/ 4+) -> Choque grau IV -> CD: AO CC D. ECG 13; Pupilas isofotorreagentes; força grau V em todos membros; ROT presentes bilaterais E. Sem outras lesões visíveis após exposiçãoIndução anestésica com Etomidato + prescrito 2CH EV . Introduzido volume + monitorização da diurese. Realizada incisão xifopúbica + diérese por planos até a cavidade abdominal cujo inventário foi grande quantidade líquido hemático-bilioso-fecaloide (>2L). Realizada manobra de Cattel, identificando hematoma em expansão em zona II e AVULSÃO RENAL, sendo realizada nefrectomia a D. Além disso, identificou-se lesão em delgado a +- 50cm do Treitz , sendo realizada rafia primária da lesão em dois. Ao realizar manobra de Kocher, observou-se explosão duodeno em 4ª porçãooptando-se por gastroenteroanastomose com exclusão pilórica entre região anterior de corpo gástrico e delgado após 60 cm de Treitz. Identificado lesão extensa em vesícula biliar, realizando colecistectomia. Identificada lesão sangrante em leitos VII + VIII hepáticos que cedeu com aplicação de Gelfoam . Devido a permanência do sangramento, sem foco definido, realizou-se dissecção de todo retroperitôneo (Cattel-Braasch) com identificação de lesão em coluna vertebral a nível de L5-S1 e fratura de transverso. Tentado hemostasia da lesão em coluna com ligadura de artérias comunicantes e termocoagulação com obtenção de hemostasia parcial. Colocado Gelfoam no local também com hemostasia parcial. Devido ao início de instabilidade hemodinâmica e obtenção de hemostasia (mesmo que parcial), optado por término de cirurgia com inserção de dois drenos, em dedo-de-luva, vigiando a região hipogástrica e HCD. Paciente evoluiu com instabilidade hemodinamica no POI, evoluindo com IRA, na UTI, sendo necessária TRS a partir do 2º DPO. Manteve baixo débito, evoluindo com óbito em 5º DPO.

DISCUSSÃO

A literatura mostra que só 10% sobrevivem, lembrando que, embora os projéteis de fuzil possam viajar centenas de metros, mais de 80% dos confrontos com fuzil são travados a uma distância de dez metros. As extensas e múltiplas lesões provocadas por esses projéteis associada a múltiplas vítimas, dificulta realizar melhor conduta.

Área

TRAUMA

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - Roraima - Brasil

Autores

MARLA MIKAELY DANTAS MEDEIROS, MARCELLO SANTOS SILVA, KÁCIO SILVA MOURÃO, TAMAM RENERYS DE ASSIS PINHEIRO, IGOR MOURA SOARES, GUSTAVO GONÇALVES OLIVEIRA, CAMILA MARIA ROSAS LAGO