Dados do Trabalho
TÍTULO
SEQUESTRO PULMONAR BILATERAL: UM RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
O sequestro pulmonar (SP) é a segunda causa mais comum dentre as pneumopatias congênitas, caracterizado por uma massa de tecido pulmonar não funcionante, sem conexão com a árvore traqueobrônquica normal e vascularizada por uma artéria anômala de origem sistêmica. O SP é dividido em SP intralobar (SPIL) e SP extralobar (SPEL), de acordo com seu revestimento pleural, sendo raros seus registros de acometimento bilateral. O SPIL representa aproximadamente 75% dos casos de SP, em que pacientes acometidos pela doença se apresentam com histórias de infecções recorrentes do trato respiratório, hemoptise e dispneia. No SPEL mais de 60% dos casos encontram-se associados a anomalias congênitas concomitantes, sendo a hérnia diafragmática a anomalia mais prevalente, correspondendo a 16% dos casos.
RELATO DE CASO
Paciente, sexo masculino, 4 anos, testemunha de jeová, com história de pneumonia de repetição em lobo inferior esquerdo. Em avaliação com pneumopediatra, foram solicitadas tomografia (TC) de tórax e do abdome superior com contraste, que demonstraram sinais de eventração póstero-medial da hemicúpula diafragmática esquerda, redução do coeficiente de atenuação pulmonar de aspecto enfisematoso e áreas císticas bilaterais coincidentes com área de irrigação vascular anômala proveniente da aorta torácica. Os achados da arteriografia foram consonantes com os dados das TCs, revelando também drenagem vascular anômala através das veias gástrica esquerda e gástricas curtas. Considerando a história prévia e os achados dos exames de imagem, foi diagnosticado um SPB, sendo SPIL à direita e SPEL à esquerda. O paciente foi submetido a lobectomia do lobo ectópico à esquerda e a segmentectomia anatômica à direita, tendo também realizado uma hernioplastia diafragmática por vídeo devido a hérnia encontrada no procedimento, recebendo alta 4 dias depois.
DISCUSSÃO
O SPB é uma patologia congênita rara, com uma apresentação clínica variável. O caso clínico em questão realça a necessidade de um elevado grau de suspeita da doença frente um paciente com infecção pulmonar de repetição, para que, assim, se possa determinar os exames de imagem necessários para seu correto diagnóstico e estudo. O advento da cirurgia toracoscópica trouxe vantagens para o manejo operatório de SP, podendo ser realizado com segurança em pacientes pediátricos.
Área
CIRURGIA TORÁCICA
Instituições
Centro Universitário Tiradentes - Alagoas - Brasil
Autores
João Paulo Santos Correia, Wander Mattos Cardoso, Rodolfo Tenório Mascarenhas, Ingrid Botelho Ribeiro, Ingrid Ramalho Dantas Castro, Marcos Roberto Campos Júnior, Matheus Henrique Oliveira