Dados do Trabalho


TÍTULO

ATIVIDADES DA LIGA DE CIRURGIA (LICIR) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) EM 2017 E 2018

OBJETIVO

Estimular aprendizado e vivências em atividades cirúrgicas; contato com ensinamentos de Soft skills e do cotidiano e da vida do cirurgião. Aspectos que muitas vezes não fazem parte da formação médica, mas importantes na decisão da especialidade, para entender o que é cirurgia além das técnicas cirúrgicas.

MÉTODO

Análise retrospectiva da organização de atividades sob supervisão de cirurgiões do Hospital de Clínicas de Porto Alegre por alunos de diversos semestres da Faculdade de Medicina da UFRGS com maior interesse em seguir carreira cirúrgica.

RESULTADOS

A LiCir auxiliou em 2017 e 2018 na realização do treinamento de Acessos Venosos Centrais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) que capacitou 72 residentes, envolvendo 20 alunos como manequins. Com a participação dos ligantes em atividades cirúrgicas, realizamos 5 trabalhos científicos que foram apresentados na Semana Científica do HCPA e na XXXV Jornada de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo, bem como no Sobracil em Curitiba e no Congresso Brasileiro de Cirurgia, em São Paulo. Auxiliamos ainda na realização do Encontro do Serviço de Cirurgia Geral do HCPA com a presença de 60 cirurgiões ou residentes. O ensino de conhecimentos técnicos de cirurgia é realizado junto ao Curso Teórico dos Residentes de Cirurgia Geral do HCPA, em número de 35, nas quais foram disponibilizadas um total de 150 vagas ao longo do ano para os membros da liga. Por fim, orgulhamo-nos de ter ajudado a instaurar no HCPA o ambulatório de primeiras consultas cirúrgicas: no qual já foram atendidos mais de 300 pacientes e envolveu cerca de 100 alunos nos primeiros 7 meses de atividade. Além disso, realizamos 7 aulas abertas aos alunos da nossa universidade sobre temas pouco convencionais como o mercado de trabalho, a realidade dos serviços de cirurgia e noções financeiras necessárias na vida de um cirurgião.

CONCLUSÕES

O estudante que tem interesse na cirurgia não apenas tem a possibilidade de assistes a cirurgias, como também participa do atendimento de pacientes, a rotina de pré-operatório, atividades de pesquisa e aulas teóricas convencionais, além de se aproximar do universo cirúrgico no seu cotidiano.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

UFRGS - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Renata Bohn, Sofia Michele Dick, Pedro Truccolo Chiarello, Tiago Lima Castro, Thamyres SANTOS Zanirati, Débora Hutten, Gabriel Leivas, Leandro Totti Cavazzola