Dados do Trabalho
TÍTULO
LESOES VASCULARES NEONATAIS IATROGENICAS: UMA REVISAO DE LITERATURA
OBJETIVO
Realizar um estudo teórico-bibliográfico em bases de dados cientificas sobre as publicações de LV iatrogênicas neonatais.
MÉTODO
Trata-se de um estudo qualitativo teórico bibliográfico realizado a partir do levantamento das publicações em bases de dados dos periódicos científicos PubMed (US National Library of Medicine - National Institutes of Health) e LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde) através dos descritores "iatrogenic vascular lesions", "neonates" e "injuries" utilizando o operador booleano “AND”. O lapso temporal foi de 1997 a 2017.
RESULTADOS
A obtenção de acessos vasculares em recém-nascidos constitui-se habitual prática realizada dentro das unidades de terapia intensiva neonatal (UTIN), consequentemente, aumentando o risco de lesões vasculares (LV). Aproximadamente 50% das LV pediátricas em todas as faixas etárias são iatrogênicas, embora a proporção de lesões iatrogênicas varie inversamente em relação à idade do paciente, de tal modo que em crianças menores de um ano, o trauma arterial se dá fundamentalmente devido a iatrogenia.1 Procedimentos como cateterismo diagnóstico, canulação para suporte de vida extracorpórea ou bypass cardiopulmonar, colocação de linhas arteriais (variando de cateteres arteriais umbilicais a linhas radiais arteriais), punção arterial para gasometria e punção venosa pode resultar em traumas vasculares significativos, contribuindo para as altas taxas de LV iatrogênicas.2 Embora sejam o tipo de LV mais prevalente em neonatos, sua baixa incidência reflete na escassa produção científica a respeito das mesmas, sendo mais comumente descritas fístulas arteriovenosas, isquemia de membros, pseudoaneurismas e tromboses.3 A partir das análises constatamos a escassez de publicações científicas acerca das vasculopatias iatrogênicas neonatais, sendo encontrados cinco artigos relacionados ao tema. Quatro dos cinco artigos selecionados são estudos transversais, sendo o quinto um relato de caso. Não houve publicações brasileiras relacionadas ao tema. A relevância científica deste conteúdo se dá pela necessidade de estratificar o perfil de risco de neonatos sujeitos a complicações provenientes de LV. A partir desta estratificação, seria possível que serviços com UTIN desenvolvessem protocolos afim de elevar a suspeita clínica perante estes pacientes, contribuindo para o rápido diagnóstico e tratamento precoce adequado.
CONCLUSÕES
É notável a escassez de publicações referente as vasculopatias neonatais. Devido a este fato, nosso projeto de iniciação científica tem o intuito de contribuir para disseminação científica da área através da investigação da prevalência das vasculopatias iatrogênicas neonatais em UTIN na cidade de Maceió-AL; identificar os fatores de risco e melhorar os métodos de vigilância requer investigação em andamento.
Área
CIRURGIA VASCULAR
Instituições
Centro Universitário Tiradentes - Alagoas - Brasil
Autores
João Paulo Santos Correia, João Vitor Omena Jucá, Ernnan Tenório de Albuquerque Filho