Dados do Trabalho
TÍTULO
RESULTADOS DA DUODENOPANCREATECTOMIA EM PACIENTES COM TUMORES PERIAMPULARES NA REGIAO DO ALTO TIETE
OBJETIVO
Analisar as características clínicas, epidemiológicas e fundamentalmente, as complicações decorrentes do tratamento cirúrgico de pacientes com neoplasias periampulares no serviço de Cirurgia Geral do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo em Mogi das Cruzes - SPDM.
MÉTODO
Estudo observacional retrospectivo com coleta de dados do prontuário médico e dos resultados do estudo histopatológico de pacientes submetidos a duodenopancreatectomia clássica ou com preservação do piloro de forma consecutiva, no período de Janeiro de 2014 a Dezembro de 2018.
RESULTADOS
RESULTADOS: Após confirmação do estudo histopatológico de pacientes submetidos a duodenopancreatectomia, foram incluídos 31 pacientes. Destes, 14 (45%) eram do sexo feminino e 17 (55%) do masculino. A faixa etária dos doentes variou de 37 a 76 anos (média de faixa etária de 58 anos). Segundo a localização da neoplasia, 15 pacientes foram de cabeça de pâncreas (48%), 12 de ampola de Vater (39%), 3 do colédoco distal (10%) e um do duodeno (3%). Quatorze doentes (45%) apresentaram complicações, sendo cinco de Cabeça de Pâncreas, cinco de Ampola de Vater, três de Colédoco e um de duodeno. A fístula pancreática foi observada em 6 doentes, porém também observou-se Pneumonia em 4 pacientes; ICC descompensada, Infecção de Ferida Operatória, Deiscência de sutura da pele e Abscesso Hepático foram observadas em 4 pacientes (um cada). A mortalidade perioperatória decorrente de complicações sépticas e descompensação clínica foi observada em 3 pacientes (10%).
CONCLUSÕES
CONCLUSÃO: A epidemiologia destes tumores no estudo apresentado foi semelhante aos já relatados, confirmando a prevalência maior do tumor de cabeça de pâncreas. Devido ao tamanho da nossa amostra, não foi possível realizar análise estratificada das complicações e da mortalidade segundo o tipo de neoplasia, no entanto, observamos um índice maior de mortalidade quando comparado aos previamente relatados na literatura.
Área
VIAS BILIARES E PÂNCREAS
Instituições
Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo - SPDM - São Paulo - Brasil
Autores
Franz Apodaca Torrez, Fernando Orioli Moraes, Priscila Argento Rebelo, Gilberto Nunes de Oliveira Junior, Silvia Caroline Neves Ribeiro, Victor Luís do Vale Braz