Dados do Trabalho
TÍTULO
PROTOTIPO DE TREINAMENTO DE SUTURAS VASCULARES
OBJETIVO
A confecção de suturas vasculares não é uma prática restrita a cirurgiões vasculares e cardiovasculares, comumente diversas especialidades cirúrgicas se deparam com a necessidade de restabelecer o fluxo sanguíneo de um determinado órgão ou tecido, como, por exemplo, para a realização de retalhos, reimplantes e transplantes e em cirurgias traumatológicas. A maioria dos centros de formação de cirurgiões utilizam o aprendizado teórico- prático em pacientes dos centros formadores em seus treinamento desta habilidade, o que pode acarretar prejuízos ao paciente, como aumento do tempo cirúrgico e dos custos hospitalares por maior tempo de permanência hospitalar e necessidade de procedimentos adicionais.
Com efeito, o desenvolvimento de simuladores na educação médica tem sido o recurso ideal para minimizar esses danos, visto que possibilitam o treinamento em qualquer momento da formação médica, reduzem os riscos para o paciente, proporcionam o controle do nível de dificuldade e permitem realizar treinamentos em etapas crescentes de habilidades. Assim, procurou-se elaborar um protótipo de treinamento de suturas vasculares que pudesse ser usado em diversos estágios da formação médica sem que expusessem seres humanos a complicações e que fosse financeiramente acessível às instituições de ensino.
MÉTODO
Criação de um protótipo de treinamento de suturas vasculares caracterizado por ser uma estrutura de baixo custo que simula condições realísticas de vasos sanguíneos passíveis de sutura e que possibilita que médicos em diversos níveis de sua formação aprendam e pratiquem técnica cirúrgicas vasculares com controle de nível de dificuldade e em etapas crescentes de habilidades sem prejuizos aos pacientes.
RESULTADOS
Foi desenvolvido uma estrutura metálica esterilizável que simula as condições em que encontramos vasos sanguíneos passíveis de reparo cirúrgico. No interior desta estrutura, há hastes metálicas que sustentam ponteiras também metálicas, as quais, por sua vez, conectam vasos sanguíneos de diversos calibres e passíveis de reparo cirúrgico, possibilitando, assim, o o treinamento de suturas vasculares.
CONCLUSÕES
O Protótipo de Treinamento de suturas vasculares permite que acadêmicos, residentes e chefes de serviço realizem treinamentos com estruturas realísticas que simulam o ambiente, as dificuldades de acesso às estruturas e os equipamentos encontrado no centro cirúrgico, viabilizando a otimização das habilidades de técnicas cirúrgicas e da segurança dos pacientes, assim como a redução do tempo cirúrgico e de procedimentos adicionais para os pacientes.
Área
CIRURGIA VASCULAR
Instituições
Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
Marcia Grazielly Souza Vieira, Ivelise Regina Canito Brasil, Hermínia Moreira Coelho Da Costa