Dados do Trabalho
TÍTULO
IMPORTANCIA DO PET CT NA DEFINIÇAO DA CONDUTA CIRURGICA DO CANCER DE MAMA: UM RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
O PET, que significa tomografia por emissão de pósitrons, é um exame de diagnóstico por imagem que utiliza uma glicose marcada com FDG-18F para avaliação de órgãos e tecidos, em especial os tumores malignos. O PET-CT pode confirmar uma suspeita, determinar a extensão da doença e o melhor local para uma eventual biópsia; indicar ou contraindicar uma possível cirurgia para a retirada do tumor ou avaliar a resposta ao tratamento quimioterápico entre outras indicações.
RELATO DE CASO
R.G.N, feminino, 54 anos, deu entrada no consultório médico em março de 2017, após perceber uma massa na mama direita, foi submetida a ultrassonografia com diagnóstico normal e uma mamografia referindo assimetria focal no quadrante superior lateral da mama direita, não visto na mamografia de 1 ano porque o exame foi inconclusivo (BIRADS 0). Em seguida realizou uma biópsia por agulha grossa de área classificada como BIRADS 4 na magnificação de área suspeita. A biópsia revelou carcinoma ductal invasivo e nos exames de Estadiamento, a tomografia de tórax identificou nódulos no pulmão suspeitos de metástase, o que seria um divisor de águas no tratamento da paciente e lesão no corpo da vértebra. Após estes achados, foi realizado a PET-CT para detectar a possibilidade de malignidade e completar o estadiamento. O PET-CT revelou apenas malignidade para a massa da mama direita, tornando improvável o câncer metastático pulmonar pela não marcação. Seguiu-se o tratamento com mastectomia simples á direita, juntamente com a retirada de linfonodo axilar direito aumentado de tamanho num achado incidental e não apontado pelo PET-CT. Paciente encontra-se em seguimento ambulatorial e sem sintomas ou intercorrências.
DISCUSSÃO
Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Independentemente do tipo de tumor, o diagnóstico preciso é fundamental para indicar a melhor intervenção e consequentemente aumentar as chances de cura, algo que é vital em um cenário com aumento de casos como o estimado. Como já foi citado, uma das ferramentas disponíveis hoje para isso é o PET/CT que notoriamente, assumiu um papel essencial no combate ao câncer, obtendo maior resolução anatômica dos órgãos e tecidos humanos do caso supracitado. O diagnóstico teve importante impacto na conduta terapêutica, já que um dos benefícios do PET/CT é definir de forma precisa o estágio da doença no organismo. Isso ajudou no direcionamento do tratamento e, consequentemente, no alcance de melhores resultados e aumento da sobrevida da paciente. A ausência de captação afastou a possibilidade de neoplasia e apenas captando na mama afetada pelo câncer. Com isto, estava indicada a mastectomia direita simples e exérese de linfonodomegalia axilar direita encontrada durante a cirurgia.
Área
GINECOLOGIA
Instituições
Centro Universitario INTA - Ceará - Brasil
Autores
Maria Beatriz Aguiar Chastinet, Aleska Da Silva Marreiro, Lucas Pinheiro Brito, Maria Clarisse Alves Vidal, Ana Debora Ribeiro Amorim, Larissa Feitosa Cavalvante , Marina Ximenes Vieira Farias, José Erialdo Da Silva Junior