Dados do Trabalho


TÍTULO

GASTRECTOMIA TOTAL COM LINFADENECTOMIA A D2 VIA ROBOTICA COM VERDE INDOCIANINA

INTRODUÇÃO

MVMC, 54 anos, sexo feminino, nascida prematura, apresenta déficit cognitivo. Começou a reclamar para a família de dor abdominal, recusando alimentos e apresentando perda de peso. Realizou-se uma investigação com endoscopia digestiva alta, evidenciando lesão plana com áreas de erosão e bordas irregulares, medindo 20mm, na pequena curvatura gástrica. As biópsias revelaram adenocarcinoma pouco diferenciado com células do anel de sinete. A ecoendoscopia revelou uma invasão massiva submucosa, com a lesão como uT1sm3, sem linfonodomegalias regionais (N0).

O paciente foi submetido à gastrectomia robótica total e, durante o procedimento, o corante indocianina verde foi utilizado para marcar a lesão e delimitar o acometimento linfonodal regional, garantindo maior segurança para a linfadenectomia. A cirurgia foi realizada no dia 26/11/2018, sem intercorrências.

DESCRIÇÃO DO VÍDEO

Discussão

A erradicação cirúrgica completa de um tumor gástrico com ressecção de linfonodos adjacentes representa a melhor chance de sobrevida a longo prazo. A gastrectomia é a abordagem mais utilizada para o tratamento do câncer gástrico invasivo. A gastrectomia total, que remove todo o estômago, é geralmente realizada para lesões no terço proximal. As diretrizes de tratamento recomendam que a ressecção do câncer gástrico inclua o sistema linfático regional, incluindo os linfonodos perigástricos (D1), bem como aqueles ao longo da artéria gástrica esquerda, artéria hepática comum, artéria celíaca, hilo esplênico e artéria esplênica (linfonodos D2), com objetivo de examinar 15 ou mais linfonodos.
Quando realizada em um centro especializado, a linfadenectomia D2, que preserva o pâncreas e o baço, fornece informações de estagio superior e pode proporcionar um benefício de sobrevida, ao mesmo tempo em que evita o excesso de morbidade.

Em nosso procedimento pretendíamos mostrar os benefícios da cirurgia gástrica robótica. Entendemos que o robô apresenta muitas vantagens, como a visualização tridimensional de alta definição, movimentos articulados e ergonomia melhorada, com o cirurgião apto a sentar-se durante a operação.
Ao usar o corante, conseguimos determinar com mais precisão e segurança a extensão do envolvimento dos linfonodos e, portanto, realizar uma linfadenectomia abrangente com a confiança da ressecção total.

CONCLUSÃO

A cirurgia robótica é o futuro para o tratamento do câncer gástrico ressecável, oferecendo ressecções mais completas e contribuindo para uma maior sobrevida.

Área

ESTÔMAGO E DUODENO

Instituições

Gastromed - São Paulo - Brasil

Autores

Gil Abdallah Tosta, Ana Carolina Andrade Canut, Willy Petrini Souza, Ana Laura Souza Leão Rodrigues