Dados do Trabalho


TÍTULO

NEFRECTOMIA ESQUERDA EM PUERPERA COM HEMORRAGIA URETRAL CRONICA SECUNDARIA A TUMOR RENAL POR ESCLEROSE TUBEROSA : UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A esclerose tuberosa (ET) é uma enfermidade rara e de difícil diagnostico do grupo das facomatoses. Também conhecida como síndrome de Bourneville-pringle trata-se de uma desordem genética autossômica dominante causada por anomalia nos genes tsc1 ou tsc2 dos cromossomos 9q34 e 16p13. Evoluindo como uma doença degenerativa causadora de tumores benignos hamartomatosos que pode afetar diversos órgãos em especial cérebro, rins, coração, olhos, pele e pulmões.

RELATO DE CASO

Paciente feminina, 34 anos, sem comorbidades prévias, G4 P3 A0, 29 semanas de gestação, foi encaminhada ao hospital devido sangramento. Queixava-se de dor em baixo ventre e sangramento intenso. Ao exame físico apresentava adenomas sebáceos em região malar, Giordano positivo à esquerda e ao exame ginecológico, não constava sangramento vaginal, mas uretral. Foi internada, houve necessidade de múltiplas hemotrasfusões para a estabilização clinica devido à hemorragia. No seguimento foi realizado tomografia computadorizada(TC) de abdome/pelve que demonstrou volumoso hematoma no terço superior do rim esquerdo, medindo 10,7x9,1x9,6cm, volume de 490ml, sinais de pseudoaneurisma no interior e sangramento recente. Rins de dimensões aumentadas com múltiplas nodulações com atenuação de gordura, configurando lipomatose e múltiplos angiomiolipomas, o maior no terço superior do rim esquerdo, medindo 8,0cm, além de nódulo hipervascular, sólido, heterogêneo, medindo 5,0cm, podendo corresponder a neoplasia primaria (carcinoma de células renais). A TC de crânio revelou múltiplos nódulos subependimários calcificados, medindo até 1,0 cm, tênue área hipoatenuante corticosubcortical frontal direita podendo corresponder a tuber cortical. Com achados característicos de ET de acometimento renal, cerebral e cutâneo, optou-se por aguardar a resolução da gestação, com controles clínicos diários, para posterior intervenção cirúrgica. Na 31ª semanas de gestação a paciente evoluiu com parto normal espontâneo. No 5º dia pós parto a equipe de cirurgia vascular executou a embolização do pseudoaneurisma de artéria renal esquerda e no 9º dia pós parto foi realizada nefrectomia esquerda e esplenectomia pela urologia sem intercorrências ou complicações.

DISCUSSÃO

A Esclerose Tuberosa (ET) é a segunda facomatose mais frequente na prática médica, superada pela neurofibromatose tipo 01. O diagnóstico é dado por critérios clínicos, radiológicos, histopatológicos. Uma de suas primordiais características clínicas é a injúria ao sistema nervoso central demostrada na tríade retardo mental, epilepsia e adenoma sebáceo. O quadro neurológico da ET variam desde sintomas leves/ inexistente, até quadros graves com sequelas irreversíveis. No entanto, no caso descrito, a paciente abriu o quadro de manifestações renais com angiomiolipoma de 8 cm3, e quadro neurológico inexistente. A intervenção cirúrgica foi essencial para estabilização hemodinâmica, devido a complicação que a doença desenvolveu, uma hemorragia intensa e crônica ameaçando a vida da paciente.

Área

UROLOGIA

Instituições

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPÍRITO SANTO - Espírito Santo - Brasil

Autores

BRUNA LUISA FERRAÇO LIMA, EVELIN SANTOS FIGUEIREDO LIMA, LORENA DE VASCONCELLOS CECCOTTI MACHADO, BRUNO ROCHA PEIXOTO, HISRAELA RIBEIRO DOS ANJOS, GABRIEL BARBOSA LIMA SAYEGH, ALESSANDRO CÁSSIO GALVÃO MACEDO, LEVY MACEDO