Dados do Trabalho
TÍTULO
EVOLUÇAO DE HERNIA INGUINAL EM UM PACIENTE CIRURGIAO
INTRODUÇÃO
Informar a evolução de uma hérnia inguinal dos primeiros sintomas ao risco de complicações.
RELATO DE CASO
Em 1998 fui submetido a hernioplastia inguinal esquerda pela Técnica de Lichtenstein com anestesia local sem intercorrências.
Um ano após começei a sentir dor de pequena intensidade na região inguinal direita. Após alguns meses apareceu pequeno abaulamento local. Não limitava atividades físicas e nem profissionais. o tempo foi passando e o abaulamento foi aumentando de tamanho até atingir 2 cm aproximadamente. Como não incomodava, reduzia prontamente, fiquei por anos sem necessidade de operar.
Continou crescendo até atingir em torno de 4 cm aos 15 anos de evolução. Sem sintomas importantes. Já sabia que era uma hérnia direta ao exame físico. Aos 20 anos de evolução veio uma ameça de complicação. Após andar em viagem internacional por mais de 200 quilômetros de extensão em 21 dias de subidas e descidas de castelos medievais na Espanha, finalmente ela encarcerou e após 30 a 60 minutos de tentativa de redução, ela reduziu e permitiu que não fizesse cirurgia de urgência. Passado o susto me preparei para cirurgia eletiva com anestesia local. Fim da história bem sucedida.
Conclusão- a indicação de cirurgia para hérnia inguinal deverá ser de acordo com a evolução de cada paciente
DISCUSSÃO
A indicação de Cirurgia da Hérnia inguinal na literatura internacional é absoluta, respeitando as comorbidades e contra-indicações.
Área
PAREDE ABDOMINAL
Instituições
Universidade Tiradentes - Sergipe - Brasil
Autores
Valdinaldo Aragão de Melo, Paulo Vicente Santos Filho, Gustavo Torres Xavier, Rafael Coutinho Santana, Mariana Santos, Rafael Silva Santos, Israel Azevedo Siqueira de Carvalho, Durval José de Santana Neto