Dados do Trabalho


TÍTULO

ANALISE DOS PACIENTES COM CARCINOMA PAPILIFERO DE TIREOIDE NO HOSPITAL UNIVERSITARIO DE SANTA MARIA (HUSM)

OBJETIVO

Explorar o perfil dos pacientes, tempo de internação, complicações cirúrgicas, correlacionar o diagnóstico pré-operatório por Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) através da Classificação de Bethesda com o diagnóstico anátomo-patológico da peça cirúrgica e necessidade de tratamentos complementares de pacientes submetidos a tireoidectomia total (TT) por Carcinoma Papilífero de tireoide.

MÉTODO

Realizado estudo retrospectivo com base em prontuários de pacientes submetidos a TT no HUSM no período compreendido entre março de 2017 e dezembro de 2018.

RESULTADOS

Foram realizadas 28 TT por Carcinoma Papilífero pela Equipe de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUSM no período citado acima. Dentre os pacientes, 24 eram do sexo feminino (84,7%) e 4 do masculino (15,3%). A média de idade feminina foi de 42,9 anos, enquanto a masculina foi de 37,5 anos. O tempo de internação médio foi de 2,5 dias. Dos 28 casos submetidos à cirurgia, 24 possuíam Punção Aspirativa por Agulha Fina - PAAF - prévia (84,7%). Destes, utilizando a Classificação de Bethesda, 3 foram descritos como Classe I (12,5%), 4 como Classe II (16,6%), 1 como Classe III (4,16%), 4 como Classe IV (16,6%), 7 como Classe V (29,16%) e 5 como Classe VI (20,83%). Onze pacientes foram submetidos a Esvaziamento Cervical (EC) concomitante (39,28%), e nove a Iodoterapia adjuvante (32,14%). O tempo de internação médio em pacientes que foram submetidos à TT com EC foi de 4,9 dias, enquanto o de pacientes submetidos exclusivamente à TT foi de 1,4 dias. As complicações estiveram presentes em 15 casos (53,57%), sendo a principal hipoparatireoidismo (39,28% dentre transitório e permanente), seguido de disfonia (7,14%), granuloma (3,57%) e outras complicações (3,57%).

CONCLUSÕES

O Carcinoma Papilífero possui baixa morbimortalidade, e o tratamento padrão ouro é a Tireoidectomia Total. Na casuística estudada, a prevalência foi expressivamente maior no sexo feminino, com relação de 6:1. A média de idade foi de 42,12 anos, sendo ligeiramente menor no sexo masculino (37,5 anos) em relação ao feminino (42,9 anos). O tempo de internação se mostrou significativamente maior em pacientes submetidos a EC (4,9 dias) frente a pacientes submetidos exclusivamente à TT (1,3 dia). Entre os pacientes submetidos à PAAF, 12,5% não obtiveram diagnóstico (Classe I), porcentagem condizente com a aceitável pela literatura atual. Merece atenção especial que 4 pacientes com diagnóstico anátomo-patológico de carcinoma papilífero haviam sido classificados como Classe II (achados benignos, sugere acompanhamento clínico). As complicações em TT por carcinoma papilífero apresentaram características semelhantes às TT por patologias benignas em nosso serviço, sendo a mais comum o hipoparatireoidismo em ambas, seguida por disfonia. A porcentagem elevada de EC pode ser explicada pela grande demanda do serviço associada ao baixo perfil socioeconômico dos pacientes, fatores que atrasam o diagnóstico e tratamento - essenciais para o bom desfecho desta patologia.

Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

José Antonio Nunes Razia, Aloysio Enck Neto, Lucas Spina, Cláudio Dellinghausen Silveira, Pedro Guido Sartori, Fellipe Debona, Leonardo Kratizig Zuchetto, Roger de Ávila Querino Vieira