Dados do Trabalho
TÍTULO
PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE MEDICINA SOBRE A MORTE E O MORRER
OBJETIVO
A temática que envolve a morte sempre foi objeto de muita especulação pela nossa sociedade, já que traz apreensão, incertezas, dúvidas e medos quanto ao que pode acontecer. Isso geram um distânciamento ou um repúdio à temática. Contudo, no contexto do profissional médico, esse assunto se torna mais relevante e desafiador, uma vez que estes futuros profissionais terão de se deparar inúmeras vezes com a morte de pacientes ao longos de suas vidas. Assim, esse estudo buscou analisar a percepção dos estudantes do segundo ao oitavo semestre do curso de medicina da Universidade Estadual do Ceará quanto a morte e o morrer.
MÉTODO
Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de um questionário com questões subjetivas e objetivas sobre o perfil sócio-demográfico e sobre o que eles entendem ou vivenciaram em relação a morte e o morrer. Os dados foram coletados nos períodos de 2011.2 e 2012.1 e o conteúdo da amostra foi de 107 questionários, sendo distribuídos da seguinte forma: 23 questionários de estudantes do segundo semestre, 27 questionários de estudantes do quarto semestre, 25 questionários de estudantes do sexto semestre e 32 questionários de estudantes do oitavo semestres. A maioria dos estudantes possuem idade entre 17 e 27 anos, do sexo masculino, estado civil solteiro e religião católica.
RESULTADOS
Na análise das questões, observa-se que, apesar de alguns estudantes terem passado pela experiência de luto em sua residência como primeira lembraça, isto é, com a perda de pai, mãe ou irmãos, as primeiras lembranças relacionadas a morte para a maioria dos estudantes foi decorrente da perda dos avós ou de animais de estimação. Em relação ao conceito de morte, apesar da presença marcante de um conceito fisiológico para definir a morte, a maioria deles considera a morte uma passagem de um plano material para um espiritual e, em relação a simbologia da morte, a cruz, a caveira e o sentimento de tristeza foram os mais citados como representação para morte, mas a figura de uma pessoa de preto com uma foice na mão foi a mais citada entre os estudantes. Além de tudo isso, pode-se observar também que a caracterização da morte para os estudantes que concluiram o módulo de tanatologia difere do da caracterização dos estudantes que ainda não concluiram o módulo.
CONCLUSÕES
Percebe-se que a perspectiva dos estudantes de medicina sobre a morte e o morrer sofre alterações ao longo de sua formação acadêmica e que essa passagem pela disciplina ajuda os estudantes a conviverem melhor com o assunto em sua vida profissional.
Área
ENSINO MÉDICO
Instituições
Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
Marcia Grazielly Souza Vieira, Erasmo Miessa Ruiz