Dados do Trabalho


TÍTULO

TRAUMA CARDIACO - PEQUENA SERIE DE CASOS

OBJETIVO

O OBJETIVO DO TRABALHO É AVALIAR UM PEQUENA SÉRIE RETROSPECTIVAS DE PACIENTES VÍTIMAS DE TRAUMA COM LESÃO CARDÍACA SUBMETIDOS A TRATAMENTO OU NÃO DENTRO DE UM SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL E DO TRAUMA

MÉTODO

ANALISE RETROSPECTIVA , BASEADA EM BANCO DE DADOS DO SERVIÇO DE CIRURGIA DO HMLJ , DE PACIENTES VÍTIMAS DE TRAUMA COM LESÃO CARDÍACA AVALIANDO : MECANISMO DE TRAUMA , PROPEDEUTICA UTILIZADA , TIPO DE TRATEMENTO , VIAS DE ACESSO , LOCALIZAÇÃO DA LESÃO , COMPLICAÇÕES E MORTALIDADE .

RESULTADOS

NESTA SÉRIE AVALIADA FORAM IDENTIFICADAS 16 PACIENTES COM LESÕES CARDÍACAS . 15 PACIENTES FORAM VÍTIMAS DE LESÕES PENETRANTES SENDO A MAIORIA LESÃO POR ARMA BRANCA . TORACOTOMIA DE REANIMAÇÃO FOI REALIZADA EM 2 CASOS , QUE EVOLUIRAM COM ÓBITO . O DIAGNÓSTICO FOI FEITO POR PERICARDIOCENTESE EM 1 CASO , TORACOTOMIA EMERGENCIAL EM 7 PACIENTES , JANELA PERICÁRDIA EM 2 CASOS , TOMOGRAFIA EM 2 CASOS E USG EM 3 CASOS ( COMBINADOS COM TC).7 PACIENTES FORAM TRATADOS COM MAIS DE 12 HORAS INTERNADOS .AS TORACOTOMIAS ANTERIORES FORAM A VIA DE ACESSO UTILIZADO , SENDO A TORACOTOMIA ANTERIOR ESQUERDA A MAIS UTILIZADA SEGUIDA DA BITORACOTOMIA . A ESTERNOTOMIA NÃO FOI UTILIZADA EM NENHUM PACIENTE . EM 1 PACIENTE , TRAUMA CONTUSO OCORREU UMA LESÃO DESPERCEBIDA , OPERADO 24HS APÓS O TRAUMA COM ÓBITO NA INDUÇÃO . A CAMARA CARDÍACA MAIS LESADA FOI O VENTRÍCULO DIREITO . .COMPLICAÇÕES PLEURAIS OCORRERAM EM 3 PACIENTES . NO TOTAL , 6 PACIENTES FORAM A ÓBITO ( 2 NA REANIMAÇÃO) .,3 NAS PRIMEIRAS 24HS E APENAS 1 ÓBITO 2 SEMANAS APÓS O TRAUMA DECORRENTE DE COMPLICAÇÕES TARDIAS.
TODOS OS PACIENTES QUE VIVERAM APÓS 24HS FORAM REALIZADOS ECOCARDIOGRAFIA DE CONTROLE SEM ALTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS

CONCLUSÕES

AS LESÕES CARDÍACAS SÃO ENTIDADES RARAS SENDO AS LESÕES PENETRANTES POR ARMA BRANCA AS QUE MAIS "CHEGAM" AO HOSPITAL . O DIAGNÓSTICO COM ALGUMA FREQUENCIA NÂO É TÃO EVIDENTE , SENDO A SUSPEIÇÃO CLINICA FUNDAMENTAL, NESTA SÉRIE UM GRUPO DE PACIENTES TEVE SEU TRATAMENTO RETARDADO E EM 1 CASO NÃO DIAGNÓSTICA . AS TORACOTOMIAS ANTERIORES CONSEGUEM ACESSO PARA RESOLUÇÃO NA MAIORIA DOS CASOS . NESTA SÉRIE NÃO FOI REALIZADA ESTERNOTOMIA.
A MORTALIDADE OCORRE NAS PRIMEIRAS HORAS , PRINCIPALMENTE NOS PACIENTES QUE DÃO ENTRADA MAIS CRITICOS

Área

TRAUMA

Instituições

HOSPITAL MUNICIPAL LOURENÇO JORGE - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

BRUNO VAZ DE MELO, RODRIGO ANDRADE VAZ DE MELO, FELIPE GUEDES SIQUEIRA, VICTOR AMMAR VIDAL, THIAGO LOPES FIRMINO PINTO, CARLOS EDUARDO PEÇANHA DE BARROS, GABRIEL HENRIQUE ELISIO SANTOS ROCHA, LAILA MAGLIANO LEITE