Dados do Trabalho
TÍTULO
HERNIA INTERNA TRANSMESENTERICA CONGENITA: DESFECHO DA ABORDAGEM TERAPEUTICA TARDIA
INTRODUÇÃO
As Hérnias Internas (HI) são afecções raras e de difícil diagnóstico. Este, na maioria das vezes, ocorre durante a laparotomia.
As HI são protusões de órgãos abdominais através de uma abertura peritoneal ou mesentérica normal ou anômala. Podem ser adquiridas, após traumatismos e procedimentos cirúrgicos, ou congênitas. A Hérnia Transmesentérica (HT) é um dos tipos de HI. Os segmentos herniados podem sofrer estrangulamento e isquemia. O objetivo desse trabalho é relatar sobre a dificuldade diagnóstica e o desfecho da abordagem terapêutica tardia em um caso de HT.
RELATO DE CASO
Paciente do sexo masculino, 53 anos, foi encaminhado para o Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU) com história de dor abdominal aguda, de forte intensidade em todo abdome. O quadro iniciara-se cerca de 36 horas antes de sua chegada no HCU. Paciente procurou atendimento médico após 12 horas do início dos sintomas, que incluíam dor abdominal de forte intensidade com início em região hipogástrica tornando-se difusa em todo abdome, associada a náuseas e vômitos, além de anúria e obstipação intestinal.
Ao exame físico, o paciente estava acianótico, normocorado, hidratado, pressão arterial 130x80mmHg, saturação de oxigênio 85%, abdome tenso, ausência de ruídos hidroaeros, hipertimpânico, dor à palpação superficial e profunda. A ultrassonografia mostrava ascite de volume moderado e tomografia computadorizada com achado de afilamento de sigmóide, dilatação a montante com grande quantidade de liquido, ambos exames feitos no serviço anterior.
Paciente foi submetido à laparotomia exploradora com achado de moderada quantidade de liquido sanguinolento em cavidade, hérnia interna transmesentérica com herniação de segmento de jejuno, íleo e sigmóide. Observou-se 140cm de jejuno com boa perfusão, 20 cm de íleo terminal com perfusão adequada. Foram realizados: enterectomia de segmentos necrosados, exerese de segmento necroado do sigmóide. Paciente foi encaminhado para UTI, no 8º dia pós operatório foi reabordado cirugicamente devido anatomose entero-entero e extravasamento de conteúdo entérico, foi então realizado colectomia direita. Paciente recebeu alta 47 dias após sua admissão.
DISCUSSÃO
A HI é uma causa rara de obstrução intestinal em adultos. Pode ser adquirido ou congênito. No grupo congênito, a HT representa menos de 10% do total. A apresentação clínica pode variar de leve desconforto abdominal, associado a diarréia e vômito, a casos muito graves de dor abdominal, choque e morte súbita. No caso clínico em questão, devido à ausência de traumas ou cirurgias abdominais, provavelmente se trata de uma HT congênita. Os exames clínicos e de imagem não diagnosticaram o quadro clínico de HI, reforçando sua dificuldade diagnóstica.
O atraso na abordagem cirúrgica resultou em desfecho desfavorável devido ao quadro de isquemia intestinal e conseqüente perda dos segmentos lesionados. Esse caso clínico expõe uma patologia rara que necessita de suspeição clínica e abordagem cirúrgica precoces.
Área
INTESTINO DELGADO
Instituições
Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais - Brasil
Autores
Carlos Humberto Da Silva Júnior, Paulo Victor Nunes Rosa, Lucas Zaiden Cardoso de Lima, Camila Leles Nascimento, Vanessa Maria Monteiro, Júnior César Marciano da Silva, Silas Rocha Neto, Kelly Martins Kawakami