Dados do Trabalho


TÍTULO

INFESTAÇAO MACIÇA POR ASCARIS EM CRIANÇA DE 3 ANOS

INTRODUÇÃO

A ascaridíase é a helmintíase com maior incidência e prevalência mundial,tendo como agente etiológico o Ascaris lumbricoides (A. lumbricoides).É considerada endêmica em países em desenvolvimento e está relacionada a baixas condições socioeconômicas. É ainda,a mais prevalente, principalmente nos pacientes pediátricos. Na infestação maciça, pode evoluir com complicações tais como obstrução intestinal e invasão das vias biliares. Na maioria das vezes a ascaridíase é assintomática. Quando presentes, os sintomas decorrem de três status principais do parasito no hospedeiro: 1) migração pulmonar na fase larval durante o ciclo de Loss, quando causam uma pneumonite transitória por hipersensibilidade imediata e auto-limitada que se resolve em 2 semanas - a Síndrome de Löeffler; 2) obstrução intestinal devido a um elevado número de vermes adultos e 3) migração errática dos áscaris adultos. As crianças são mais predispostas a desenvolver obstrução devido ao menor diâmetro do seu lúmen intestinal. Em pediatria, 27% dos episódios de suboclusão intestinal por A. lumbricoides ocorre em áreas endêmicas.

RELATO DE CASO

Criança D.S.S, 3 anos de idade,sexo feminino,procedente de Santa Inês-ma deu entrada na emergência do Hospital Juvêncio Matos com quadro de parada de eliminações de fezes, dor e distensão abdominal há 3 dias. Negou vômitos, febre e outras alterações. Genitora relata que estava eliminando “verme” pelas fezes. Ao exame físico: regular estado geral, desidratada, afebril, ativa; Abdome: distensão moderada, doloroso à palpação difusa e sinais de irritação peritoneal; Toque retal: ausência de fezes na ampola retal. Conduta: indicado laparotomia exploradora (sem necessidade de realizar exame de imagem). Achado operatório: perfuração de íleo terminal com presença de áscaris intraluminal na cavidade abdominal, áreas de necrose do segmento ileal. Realizado ressecção de aproximadamente 10 centímetros do íleo e apendicectomia (profilática), preservando válvula íleo-cecal, e anastomose término-terminal.A paciente teve boa evolução clínica,com resolução do caso descrito.

DISCUSSÃO

Devido à endemicidade da Ascaridíase no Maranhão e ao fato das complicações constituírem emergências na pediatria, é fundamental a familiarização com os achados clínicos e imaginológicos presentes nos casos de ascaridíase complicada, para que seja instituído tratamento clínico-cirúrgico adequado em tempo hábil. Uma vez conhecendo sua apresentação e complicações o médico está apto a manejar adequadamente essa morbidade, contribuindo para diminuir a morbimortalidade infantil nas regiões endêmicas.

Área

CIRURGIA PEDIÁTRICA

Instituições

Ceuma - Maranhão - Brasil

Autores

Mônica Cristina Nascimento Silva, Mônica Cristina Nascimento Silva, Nelson de Siqueira, Nelson de Siqueira, Micaela Henriette Gaspar Souza, Micaela Henriette Gaspar Souza, Paula Bacelar de Carvalho, Paula Bacelar de Carvalho, Tarcisia Bezerra de Alencar, Tarcisia Bezerra de Alencar, Luma Solidade Barreto, Luma Solidade Barreto, Daniel Oliveira Coelho, Daniel Oliveira Coelho, Maria Claudia Pinheiro Rufino Ribeiro, Maria Claudia Pinheiro Rufino Ribeiro