Dados do Trabalho


TÍTULO

PNEUMOTORAX ABERTO EM ACIDENTE AUTOMOBILISTICO: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Traumatismo torácico é uma causa importante de morbimortalidade, responsável por aproximadamente 25% dos óbitos decorrentes de traumas automobilísticos. O pneumotórax aberto é considerado uma lesão ameaçadora da vida e o tratamento geralmente é cirúrgico devido gravidade.

RELATO DE CASO

WRSM,MASCULINO, 20 ANOS, DEU ENTRADA AO HOSPITAL DAS CLINICAS DE MARILIA, VIA SAMU, DEVIDO COLISÃO FRONTAL DE MOTO COM CAÇAMBA,EM VIA PÚBLICA COM FERIMENTO ABERTO EM REGIÃO DE HIPOCÔNDRIO DIREITO COM EXPOSIÇÃO DE PULMÃO E DIAFRAGMA.
DURANTE AVALIAÇÃO PACIENTE APRESENTAVA-SE CONSCIENTE E ORIENTADO EM TEMPO E ESPAÇO, EUPNEICO, ESTÁVEL HEMODINAMICAMENTE, SEM DROGAS VASOATIVAS, SENDO ENCAMINHADO PARA CENTRO CIRURGICO PARA ABDORDAGEM DE EMERGÊNCIA.
DURANTE TORACOTOMIA, FOI VISUALIZADO LESÃO DE PAREDE NA ALTURA DO 8º ARCO COSTAL, COM PERDA DE SUBSTÂNCIA, FRATURA DE ARCO COSTAL E EXPOSIÇÃO DE DIAFRAGMA, REALIZADO EXPLORAÇÃO DE CAVIDADE, SEM ACHADO DE LESÕES VISCERAIS E DIAFRAGMÁTICA, REPOSICIONADA CARTILAGEM FLUTUANTE E DO OITAVO ARCO COSTAL DIREITO COM VICRYL 0, E POSICIONADO DRENO TUBULAR 36 CONTRA ABERTURA, FIXADO E CONECTADO EM SELO DÁGUA.
PACIENTE APRESENTOU BOA EVOLUÇÃO, MANTENDO BOM PADRÃO RESPIRATÓRIO,SEM QUEIXAS DE DOR E DISPNÉIA, TENDO ALTA APÓS 5º PÓS OPERATÓRIO, COM RETIRADA DE DRENO DE TÓRAX.
NO RETORNO AMBULATORIAL, PACIENTE MANTEVE SEM INTERCORRÊNCIAS, TENDO ALTA DO SEGUIMENTO 1 MÊS APÓS TRAUMA.

DISCUSSÃO

Pneumotórax Aberto é consequente de grandes ferimentos da parede torácica, que pode prejudicar o equilíbrio das pressões intratorácica e atmosférica. Se a abertura da parede for maior que 2/3 do diâmetro da traqueia, a ventilação efetiva será prejudicada, porque o ar tende a passar pelo local de menor resistência, ou seja a lesão aberta.
O tratamento temporário constitui-se no fechamento imediato da lesão através de um curativo estéril quadrangular que cubra toda a lesão, fixado com fita adesiva em 3 dos seus lados, reproduzindo assim uma válvula unidirecional.
O tratamento definitivo é a toracotomia devido chance de lesão de áreas nobres com risco de insuficiência respiratória e óbito. No caso relatado acima, paciente apesar do trauma grave, o paciente não apresentou lesões graves extensas se mantendo estável em todo procedimento, sendo assim com desfecho favorável apesar do mecanismo do trauma

Área

TRAUMA

Instituições

FAMEMA - São Paulo - Brasil

Autores

Georgia terra lustre di flora, heloisa mandolini silva, jaciene rocha nunes, mariana said moreira, bruna nalin tedesco, gilmar felisberto junior, luis gustavo figols rachella, vitor de oliveira lima