Dados do Trabalho
TÍTULO
LINFOMA NAO HODGKIN INTESTINAL
INTRODUÇÃO
O linfoma não Hodgkin (LNH) é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada. Existem mais de 20 tipos diferentes de linfoma não-Hodgkin. O sistema linfático faz parte do sistema imunológico, que ajuda o corpo a combater doenças. Como o tecido linfático é encontrado em todo o corpo, o linfoma pode começar em qualquer lugar. Pode ocorrer em crianças, adolescentes e adultos. Entre os linfomas, é o tipo mais incidente na infância. Os homens são mais predispostos do que as mulheres.
RELATO DE CASO
Paciente feminina,11 anos, evoluiu com surgimento de massa em hipocôndrio direito, percebido pela mãe há cerca de dois meses,submetida á laparotomia exploradora(LE) em outro serviço de sáude, onde fora retirado um nódulo próximo á massa tumoral com laudo anatomopatológico inconclusivo.Deu entrada no serviço de emergência do Hospital Socorrão II,sendo submetida á uma nova (LE), realizado biópsia da massa tumoral que fechou o
diagnóstico na biópsia de congelação e confirmado na parafina como Linfoma não Hodgkin.A paciente realizou tratamento quimioterápico entretanto não obteve melhora clínica e evoluiu para o óbito.
DISCUSSÃO
No presente trabalho, foi relatado um raro tumor do intestino delgado do tipo linfoma não-Hodgkin de difícil diagnóstico e com rápida evolução dos sintomas, que culminou com quadro de obstrução intestinal aguda. O estudo vem demonstrar que, apesar de a paciente ser jovem, a terapêutica quimioterápica não foi suficiente para melhora clinica da paciente.Casos como esse são importantes de serem descritos,devido sua rápida progressão e pior prognóstico.
Área
CIRURGIA PEDIÁTRICA
Instituições
CEUMA - Maranhão - Brasil
Autores
MÔNICA CRISTINA NASCIMENTO SILVA, Nelson de Siqueira, Micaela Henriette Gaspar Souza, Paula Bacelar de Carvalho, Maria Claudia Pinheiro Rufino Ribeiro, Daniel Oliveira Coelho, Luma Solidade Barreto, Tarcisia Bezerra Alencar