Dados do Trabalho


TÍTULO

Acidente de trabalho com evisceração

INTRODUÇÃO

Os acidentes e mortes decorrentes da atividade laboral estão entre os grandes problemas de saúde pública no Brasil. O Ministério do Trabalho, através de programas de fiscalização de empresas e campanhas de conscientização dos empregadores e trabalhadores, tem exercido um papel importante no sentido de prevenir e diminuir o número destas graves ameaças à integridade física e à vida dos trabalhadores urbanos e rurais do país. No entanto, o ferimento abdominal com exposição de vísceras é uma raridade no tocante ao acidente de trabalho, sendo mais comuns aqueles provocados por arma branca ou arma de fogo.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, 35 anos, pedreiro, deu entrada no Pronto Socorro com exposição visceral abdominal após acidente de trabalho em obra de construção civil. Durante o trabalho com uma serra de mármore portátil, o paciente sentiu um tranco da máquina na peça de mármore que estava serrando, ocorrendo um choque da mesma com velocidade e força contra o seu abdome. Com o acidente, o paciente caiu no solo e observou que havia um corte profundo na região anterior do abdome com exposição de órgãos internos. O paciente foi imediatamente removido para o hospital e chegou lúcido, com sinais vitais preservados, discreto sangramento através de ferimento abdominal anterior que mostrava a exteriorização de alças de jejuno sem rotura aparente. Diante do diagnóstico, o paciente foi submetido a laparotomia exploradora que constatou a lesão acidental da parede abdominal, evisceração de alças de jejuno sem rotura das mesmas e sem outras lesões intra-abdominais. Foi realizado o inventário da cavidade, hemostasia de sangramento superficial, lavagem e fechamento da cavidade abdominal. O paciente teve boa evolução no pós-operatório.

DISCUSSÃO

Os acidentes de trabalho com lesão abdominal e evisceração são raros mas quando ocorrem têm um grande potencial de gravidade. Com a penetração da cavidade abdominal por objetos contundentes ou cortantes podem ocorrer lesões graves da própria cavidade e de vísceras ocas ou maciças. As lesões de vísceras parenquimatosas podem ocasionar perdas sanguíneas volumosas com instabilidade hemodinâmica e choque hemorrágico. A rotura de vísceras ocas provocam a liberação de secreções digestivas, bile, fezes e urina, que pode levar à instalação de peritonite grave. No caso aqui apresentado, o ferimento abdominal, apesar do potencial de gravidade, causou apenas uma lesão extensa da parede abdominal, sem lesão visceral da cavidade e sem sangramento de monta.

Área

TRAUMA

Instituições

UniCEUB - Distrito Federal - Brasil

Autores

Alberto Vilar Trindade, Gabriela Mendonça Vilar Trindade, João Paulo Meireles, Ana Carolina G Siqueira, Amanda Cristina Souza, Ana Luiza Alves Nicoletti