Dados do Trabalho
TÍTULO
ESTUDO EPIDEMIOLOGICO DAS VITIMAS DE QUEIMADURAS ELETRICAS INTERNADAS EM UTI EM HOSPITAL DE REFERENCIA DA BAHIA
OBJETIVO
Analisar o perfil clínico-epidemiológico de pacientes vítimas de queimaduras elétricas e internamento em UTI em Hospital de referência da Bahia, afim de aperfeiçoar a conduta terapêutica para abordagem destes indivíduos e reduzir a mortalidade.
MÉTODO
Estudo observacional descritivo por meio da revisão de prontuários de pacientes vítimas de queimadura elétrica admitidos em Hospital de referência da Bahia, de março de 2018 a setembro de 2018. Foram incluídos pacientes vítimas de trauma elétrico maiores de 18 anos internados no serviço no período do estudo.
RESULTADOS
A amostra foi constituída por 9 pacientes, sendo 8 do sexo masculino e 1 do sexo feminino, todos com queimadura de etiologia elétrica. A idade dos pacientes da amostra variou de 17 a 52 anos, com média de 34,5 anos. A Superfície Corporal Queimada calculada na emergência variou de 0,5% a 36%, com mediana de 14%, sendo 3 pacientes calculados segundo a Regra dos Nove e 6 pacientes calculados segundo a tabela de Lund e Browder. Já na avaliação posterior, realizada no internamento, foram encontrados valores de SCQ entre 0,25% e 25%, com mediana de 7%, todas calculadas segundo a tabela de Lund e Browder. Do total de pacientes internados por Queimadura elétrica, 66,7% (n=6) foram admitidos na UTI. Destes, 83,3% (n=5) tiveram como motivo de internamento Insuficiência Respiratória e 17,7% (n=1) devido a dois motivos concomitantes: Infecção do Trato Genitourinário e Choque. O tempo de internamento na UTI variou de 01 a 13 dias com média de 3,8 dias. Sendo que, 33,3% (n=3) do total de pacientes permaneceram 02 dias. Foi registrado 1 óbito (11,1% da amostra), ocorrido por sepse.
CONCLUSÕES
Nesse estudo, evidenciou-se que queimaduras elétricas acometem predominantemente jovens do sexo masculino, com uma superfície corporal queimada variando de forma diretamente proporcional à morbimortalidade. A maior parte dos acontecimentos envolve um eficiente manejo multidisciplinar, bem como a implementação de medidas educativas que visem a prevenção de queimaduras elétricas, em especial as de alta voltagem.
Área
CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)
Instituições
EBMSP - Bahia - Brasil
Autores
Rodrigo del Pino Silva, Bianca Coelho Cedraz, Mariana Jobard Hora Silva , Lais de Melo Ferreira , Victor Araújo Felzemburgh, Nilmar Galdino Bandeira , Marcus Vinicius Viana da Silva Barroso, Pedro Moraes Dórea