Dados do Trabalho
TÍTULO
LESAO DE DUCTO TORACIO POR ARMA DE FOGO: RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
Quilotórax (QT) é a presença de linfa no espaço pleural devido a extravasamento do ducto torácico (DT). Em geral, secundário à doenças malignas ou congênitas, infecções e trombose da veia cava superior. Lesões traumaticás não iatrogênicos são causa rara, secundária a trauma penetrante.
O DT é o principal vaso linfático do corpo. A linfa é inodora com aspecto leitoso e com origem no sistema gastrointestinal. Composta por: proteínas, linfócitos e lipídeos (MAIA, 2014).
À clínica, tem-se taquipneia, taquicardia e desidratação até hipotensão e choque. É incomum dor, febre e inflamação na superfície pleural. Em alguns pacientes observa-se edema, ascite e icterícia (SANTANA,2018). As principais complicações são comprometimento do sistema imunológico e desnutrição.
Diagnostica-se por seu aspecto, exames complementares. Efusões pleurais com valores de triglicerídeos em 111 mg\dL possuem 99% de início de QT (SRIPRASIT,2017).
A terapia utilizada no QT é variada. Combina-se: drenagem torácica, dieta com triglicerídeos de cadeia baixa- pois são absorvidos direto pelo sistema porta -, análogos a somastatina e observação (SENDAMA,2015). Neste caso, conduta conservadora foi falha, seguida de nutrição parenteral total (NPT) e abordagem cirúrgica.
A ligadura do DT oferece cerca de 90% de resolução em QT. A dificuldade está na sua identificação, pode-se solucionar com a ingestão de líquidos hipergordurosos – neste caso utilizou-se azeite-. Após a ligação do DT, a linfa passa a ser drenada por vias colaterais e anastomoses de vasos linfáticos (BROWN,2018).
RELATO DE CASO
Masculino, 18 anos, vítima de lesão por arma de fogo, entrada em ápice anterior do hemitórax direito e saída em ápice dorsal a esquerda. Admitido estável hemodinamicamente com incômodo respiratório. À TC de tórax: restos metálicos, pequeno pneumotórax e derrame pleural bilateral; opacidade em vidro fosco indicando hemorragia alveolar, com atelectasias. Feita drenagem bilateral. À análise do líquido notou-se o QT. Iniciado conduta conservadora: dieta oral zero e NPT associado à octreotide, sem sucesso após 18 dias de internação. Devido à persistência do QT em alto débito, optou-se por pleuroscopia com clipagem do DT absoluta. Até o 10º dia de pós-operatório em dieta oral zero e NPT, com diminuição até estase do débito pelos drenos, retirados no 12º DPO, e alta hospitalar.
DISCUSSÃO
Lesões por arma de fogo são raras como causa de QT, e são ocultas por lesões de estruturas torácicas, no entanto, deve ser considerada nestes pacientes.
Área
TRAUMA
Instituições
Instituto Hospital de Base - Distrito Federal - Brasil
Autores
Renata Gabriela De Morais Vargas, Mariana Oliveira Santana, Mayara Maranhão Jorge, Eduardo Lenza Silva, Rodrigo Silveira Rocha, Otávio Magalhães Do Vabo Neto