Dados do Trabalho


TÍTULO

APENDICITE AGUDA EM PACIENTE COM SÍNDROME DE KARTAGENER

INTRODUÇÃO

Atualmente, a Dicinesia ciliar primária (DCP) tem sido descrita amplamente em todo mundo. Sua prevalência é de 1:10.000/30.000, segue um padrão autossômico recessivo e cerca de 50% dos pacientes apresentam situs inversus totalis (SIT) em que os órgãos estão localizados no lado oposto do corpo em suas posições normais. Quando o individuo apresenta situs inversus, sinusite crônica e bronquiectasias, é diagnosticado como possuidor da rara síndrome de Kartagener (SK). Essa síndrome representa um tipo de DCP com a prevalência de 1 em 60.000. Fator que pode retardar o diagnóstico em casos de emergências cirúrgicas. A apendicite aguda é uma das principais causas de abdome cirúrgico do mundo, cerca de 95% dos pacientes apresentam a sintomatologia clássica , caso haja dúvidas, o cirurgião pode abrir mão de exames laboratoriais e de imagem.

RELATO DE CASO

Paciente masculino, 29 anos com queixa de dor abdominal em região epigástrica de início súbito com irradiação para fossa ilíaca/flanco esquerdo associado a náuseas. Possuía antecedentes pessoais de bronquite alérgica desde a infância e sinusite crônica. No exame físico, apresentava unhas em “vidro de relógio”, ausculta cardíaca com o ictus cordis e focos clássicos situados em hemotórax direito. Palpação abdominal dolorosa em fossa ilíaca esquerda com descompressão brusca negativa, sem sinais de peritonite. Os exames laboratoriais demostravam leucocitose de 19.000/mm³ com 5 % de bastonetes e proteína “C” reativa de 8,90 mg/dL. Já nos exames de imagem evidenciou SIT caracterizado pela transposição dos grandes vasos; sinais de bronquiectasias e bronquioloectasias; com borramento dos planos gordurosos viscerais adjacentes em segmento de alça de cólon descendente, inferindo processo inflamatório local. Devido à somatória dos dados apresentados foi confirmado o diagnóstico de apendicite aguda necessitando de intervenção cirúrgica. Durante o procedimento, foi realizada a incisão obliqua em fossa ilíaca à esquerda e descoberto uma apendicite grau III sem intercorrências. Com o conjunto de sinais e sintomas apresentados foi feito o diagnóstico de SK.

DISCUSSÃO

Apesar de sua raridade, a apendicite associada ao situs inversus, característico da SK, deve estar entre os diagnósticos diferenciais de dor em fossa ilíaca esquerda durante o atendimento emergencial, sendo os exames de imagem, particularmente a TC, essenciais para o diagnóstico correto da enfermidade.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA FACERES - São Paulo - Brasil

Autores

Pedro Nogarotto Cembraneli, Julia Brasileiro de Faria Cavalcante, Gabriel Ambrogi, Sthefania Mendonça Frizol, Rafael Luís Luporini