Dados do Trabalho


TÍTULO

INTUSSUSCEPÇÃO POR DIVERTÍCULO DE MECKEL: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O Divertículo de Meckel (DM) é a anomalia congênita mais comum do trato gastrointestinal, atingindo cerca de 2% da população geral na proporção homem/mulher 2:1. A maioria dos pacientes apresenta-se assintomáticos durante toda a vida, porém estima-se que apenas 4 a 6% irão apresentar algum tipo de sintoma. Portanto, quando há início da sintomatologia geralmente é devido a complicações como hemorragia digestiva, mais comum em crianças, além de abdome agudo obstrutivo, inflamatório ou neoplásico, sendo mais encontrado em adultos. Aproximadamente 4 a 14% das complicações do DM podem ser decorrente de intussuscepção. Em adultos, cerca de 90% dos casos de intussuscepção é secundário a pólipos, DM, divertículo colônico, estenose, carcinoma ou neoplasia benigna. Entre essas causas, o DM é considerado raro.

RELATO DE CASO

Paciente, 49 anos, sexo masculino com queixa de dor abdominal em região epigástrica do tipo cólica há 3 dias após libação alcoólica. Relata piora progressiva da dor associada a náuseas, vômitos de conteúdo alimentar, astenia e adinamia. Possui hipertensão arterial sistêmica tratada irregularmente, etilista crônico há 30 anos, apresentando hepatopatia alcoólica, e ex-tabagista. Ao exame físico apresentava-se com abdome globoso, doloroso difusamente a palpação superficial, com ruídos hidroaéreos normoativos, ausência de visceromegalias/massas palpáveis, sem sinais de peritonite. Nos exames laboratoriais, estava com um PCR 13.2 e leucócitos de 4.400 sem desvio. Além disso, nos exames de imagem demonstrava presença de nível hidroaéreo difuso com distensão importante de intestino delgado. Paciente foi submetido a uma laparotomia exploradora em que os achados intra-operatórios foram: grande distensão de alças de intestino delgado e uma intussuscepção a 30 centímetros da válvula ileocecal com divertículo de Meckel. Foi necessário realizar uma enterectomia segmentar de 25 centímetros de alça de intestino delgado a 30 centímetros da válvula ileocecal e uma enteroanastomose latero-lateral com grampeador linear de 80 milímetros.

DISCUSSÃO

Por mais que o DM seja raro nos indivíduos adultos, quando presentes, são assintomáticos. A apresentação clinica geralmente esta relacionada a complicações, e é comumente confundida com outras patologias. Com isso, salientamos a importância da suspeição diagnostica em indivíduos com dor abdominal vaga. O tratamento deve ser sempre cirúrgico, sobretudo em quadro de oclusão intestinal.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA FACERES - São Paulo - Brasil

Autores

Pedro Nogarotto Cembraneli, Julia Brasileiro de Faria Cavalcante, João Vitor Soares Vicentini, Francisco Estefani Segato, Rafael Luís Luporini