Dados do Trabalho
TÍTULO
RESULTADOS CIRURGICOS DO TRATAMENTO DO CANCER GASTRICO: AVALIAÇAO DE 10 ANOS DE EXPERIENCIA DE UM CENTRO DE REFERENCIA
OBJETIVO
O câncer gástrico (CG) é atualmente o quinto tipo de câncer mais frequente no Brasil. A cirurgia continua sendo a principal modalidade de tratamento curativo. Entretanto, muitos pacientes são diagnosticados com a doença em estágios avançados, não sendo mais candidatos ao tratamento curativo. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar os resultados do tratamento cirúrgico do CG em um hospital universitário de alto volume, independente do estadiamento inicial e intenção do tratamento empregado.
MÉTODO
Foram revisados consecutivamente todos os pacientes submetidos a qualquer procedimento cirúrgico para tratamento do CG entre 2008 e 2018, a partir de um banco de dados médico coletado prospectivamente. Características clínicas, patológicas, resultados cirúrgicos e sobrevida foram avaliados, com ênfase nos pacientes tratados com intenção curativa.
RESULTADOS
No período avaliado, 934 pacientes com tumores gástricos foram submetidos a procedimentos cirúrgicos em nosso centro. O adenocarcinoma gástrico foi o tipo mais frequente, representando 93,6% dos casos. Dos 875 pacientes com adenocarcinoma gástrico, 63,5% realizaram ressecção com intenção curativa e 22,4% tratamento paliativo. A mortalidade cirúrgica pós-operatória entre os casos ressecados foi de 5,3%, sendo esta relacionada à linfadenectomia D1 e a presença de comorbidades. A análise dos pacientes tratados com intenção curativa mostrou que a extensão da ressecção, categoria pT, categoria pN e estádio pTNM foram fatores independentes associados à sobrevida livre de doença (SLD) e sobrevida global (SG). Não houve diferenças significativas na SLD entre pacientes submetidos a linfadenectomia D1 e aqueles que realizaram linfadenectomia D2. Entretanto, a linfadenectomia D2 apresentou melhor SG comparado a D1. Além disso, fatores clínicos e a presença de comorbidades influenciaram a SG.
CONCLUSÕES
O estádio TNM e o tipo de linfadenectomia foram fatores independentes relacionados à sobrevida. O diagnóstico precoce deve ser procurado para oferecer a abordagem cirúrgica ideal em pacientes com doença menos avançada.
Área
ESTÔMAGO E DUODENO
Instituições
Hospital das Clínicas FMUSP - São Paulo - Brasil
Autores
Marcus Fernando Kodama Pertille Ramos, Osmar Kenji Yagi, Andre Roncon Dias, Marina Alessandra Pereira, Evelise Pelegrinelli Zaidan, Bruno Zilberstein, Ulysses Ribeiro Junior, Ivan Cecconello