Dados do Trabalho


TÍTULO

ANALISE DAS TAXAS DE MORTALIDADE DAS 5 LOCALIZAÇOES PRIMARIAS MAIS FREQUENTES DE CANCER NO BRASIL ENTRE 1979 ATE 2015 PARA AMBOS OS SEXOS.

OBJETIVO

Determinar as taxas ajustadas de mortalidade das 5 localizações primárias mais frequentes de câncer e determinar as taxas de mortalidade das 5 localizações primárias mais frequentes, brutas e ajustadas por idade, pelas populações mundial e brasileira de 2010, por 100.000 homens e mulheres no Brasil, entre 1979 até 2015.

MÉTODO

Estudo epidemiológico de série temporal entre 1979 até 2015 a partir de dados obtidos no Atlas On-line de Mortalidade disponibilizado pelo National Cancer Institute of Brazil (INCA) utilizando como fonte das informações de óbitos por câncer o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde do Brazil. As informações sobre o óbito foram organizadas por tipo de neoplasia, sexo, faixa etária, taxa bruta, taxa padrão mundial e taxa padrão do Brazil.

RESULTADOS

Ao analisarmos a taxa de mortalidade das 5 localizações primárias mais frequentes por tipo de câncer do ano de 1979 até 2015 para ambos os sexos, evidenciamos que no ano de 2015 os cânceres com as maiores taxas são: brônquios e pulmões, mama, estômago, próstata e localização primária desconhecida. Entre os anos de 1979 até 2015, um total de 527.980 óbitos por neoplasia de brônquios e pulmões foram registrados, 304.546 óbitos por neoplasia de mama foram registradas, 407.611 óbitos por neoplasia de estômago foram registradas, 268.061 óbitos por neoplasia de próstata foram registradas e 257.357 óbitos por neoplasia de localização primária desconhecida foram registradas. Ao analisarmos a taxa padrão mundial e a taxa padrão do Brazil para mortalidade, evidenciamos que o Brazil possui valores maiores para as 5 localizações primárias mais frequentes por tipo de câncer.

CONCLUSÕES

Os cânceres são doenças não transmissíveis que vem apresentando aumento nas taxas de incidência e mortalidade mundial. O estudo epidemiológico destes valores visão determinar quais são os principais descritores e características para determinar medidas preventivas contra o aumento desta doença.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Centro Universitário de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

Luiz Carlos Araújo Souza, Hugo Oliveira Figueiredo Cavalcanti, Vinícius Carvalhêdo Cunha, Sandra Lúcia Branco Mendes Coutinho