Dados do Trabalho


TÍTULO

SANGRAMENTO DIGESTIVO BAIXO APOS CORREÇAO ENDOVASCULAR DE ANEURISMA AORTICO: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Hemorragia digestiva baixa é todo sangramento do trato digestivo originado abaixo do ângulo de Treitz. Quando o intestino delgado é a fonte do sangramento, a visualização do mesmo por endoscopia digestiva convencional alta ou baixa não é possível, constituindo um desafio diagnóstico e terapêutico. A situação torna-se ainda mais complexa no contexto do tratamento recente de aneurisma de aorta por via endovascular, sendo necessário considerar a possibilidade de fístula aortoentérica, o impacto da anticoagulação, da resposta inflamatória ao procedimento cirúrgico e a possibilidade de oclusão dos vasos mesentéricos após a manipulação da aorta abdominal.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, 62 anos de idade, portador de hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia e gota. Possui antecedentes de tabagismo e etilismo importantes, e apresentou quadro de dor toracoabdominal aguda intensa, procurando o pronto-socorro. Realizou angiotomografia de tórax e abdome, sendo diagnosticado com aneurisma dissecante de aorta, estendendo-se da aorta descendente até a origem das artérias renais. Foi realizado o controle da pressão arterial e o tratamento do aneurisma por via endovascular, com colocação de endoprótese recobrindo a artéria subclávia esquerda e se estendendo até a aorta abdominal. Foi realizada angioplastia com colocação de stents em artérias mesentérica superior e renal direita. Foi iniciada anticoagulação com heparina e antiagregação plaquetária dupla com ácido acetilsalicílico e clopidogrel. No 2 dia pós-operatório (PO), apresentou hipotensão com necessidade de doses crescentes de drogas vasoativas e anemia importante, porém sem exteriorização de qualquer tipo de sangramento. Realizou angiotomografia, sem achados dignos de nota, e recebeu a transfusão de 3 concentrados de hemácias (CH), com relativa melhora. No 3 PO, apresentou eliminação de melena em grande quantidade, parada cardiorrespiratória (PCR) em ritmo de atividade elétrica sem pulso (AESP), com retorno da circulação espontânea após 14 min de manobras de reanimação. O paciente foi submetido a endoscopia digestiva alta, sem evidências de sangramento, e arteriografia, que também não visualizou extravasamento ativo de contraste. Realizou colonoscopia que evidenciou grande quantidade de sangue, porém sem identificar sua origem. Ao apresentar nova queda nos níveis de hemoglobina e nova piora hemodinâmica, foi optado pela exploração cirúrgica por laparotomia. No intra-operatório, foi encontrada grande de sangue no interior de alças de delgado e 2 áreas do jejuno com extenso hematoma e trombose venosa segmentar, sendo realizada enterectomia segmentar com anastomose primária. O paciente persistiu grave e, embora não tenha exteriorizado novo sangramento, evoluiu com nova PCR e óbito no 2 PO da laparotomia.

DISCUSSÃO

O caso clínico apresentado demonstra as dificuldades diagnósticas e terapêuticas envolvidas em um caso de hemorragia digestiva baixa, pouco tempo após correção endovascular de aneurisma de aorta abdominal.

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil

Autores

Gustavo de Sousa Arantes Ferreira, Milla Carolina Costa Lafeta Araujo, Gabriela de Campos Araujo, Amanda de Castro Machado, Deborah Roberta Liduario Raupp