Dados do Trabalho


TÍTULO

Combinação de enxerto de nervo ciático e fator de crescimento fibroblástico 2 promove regeneração tecidual para NF-200 e 5-HT em lesão medular

OBJETIVO

Avaliar se o FGF-2 adicionado a um enxerto de nervo ciático colocado em um gap promoveu a recuperação do nervo após uma transecção completa da medula espinhal e se poderia aumentar a plasticidade neuronal.

MÉTODO

Ratos foram submetidos a transecção ao nível torácico, que foi reparado com solução salina ou um fragmento do nervo ciático. Em outro grupo, o FGF-2 foi adicionado imediatamente após a lesão. Os efeitos do FGF-2 e do fragmento do enxerto do nervo ciático na plasticidade neuronal foram investigados no epicentro da lesão usando a imunorreatividade ao NF-200 e 5-HT após 8 semanas.

RESULTADOS

Um elevado número de fibras imunorreativas a NF-200 e 5-HT foi observado nos grupos tratados com enxerto de nervo ciático na presença ou ausência de FGF-2 quando comparado ao grupo salina. No entanto, um pequeno número de fibras NF-200 (p = 0.03) e 5-HT foi observado no epicentro do enxerto quando o FGF-2 foi adicionado, quando comparado ao grupo que recebeu o enxerto do nervo ciático.

CONCLUSÕES

Em conclusão, a adição do fragmento do nervo ciático que foi enxertado em um gap da medula espinhal de ratos que foi submetido a transecções completas foi capaz de melhorar neuroprotection na medula espinhal. O enxerto de nervo ciático favorece o crescimento de fibras na medula espinhal traumatizada, um efeito que é levemente influenciado por a adição de FGF-2 para a NF-200 e 5-Fibras imunorreativas à HT.

Área

EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA

Instituições

UFRN - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

IRAMI ARAÚJO-FILHO, Maria Luiza de Holanda Balbino, Arthur Almeida Marinho, João Luís Gomes da Silva, Wysterlânyo Kayo Pereira Barros , Tâmara Azevedo de Medeiros, AMÁLIA CINTHIA MENESES RÊGO , Irami Araújo-Neto