Dados do Trabalho
TÍTULO
Câncer Gástrico: Marcadores Biológicos como Fator Prognóstico
OBJETIVO
O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão da literatura sobre o adenocarcinoma gástrico e a influência de marcadores biológicos como fatores prognósticos e mortalidade, contribuindo para futuras formas de tratamento. Uma revisão da literatura sobre o assunto, incluindo as últimas pesquisas sobre o tema, publicadas nos últimos dois anos.
MÉTODO
Os estudos selecionados foram divididos em 11 categorias: a) E-caderina em pacientes com câncer gástrico; b) Expressão do gene Her-2; c) integrina 1v6 e metaloproteinase 9; d) Express de MACC1 e KAI1 na mettase e progntico; e) Valor da expressão de CIP2A no câncer gástrico avançado; f) Antigio MAGE-A e NY-ESO-1; g) CA 74-2, CA 125 e ressecção radical; h) AEG-1 Oncogene como biomarcador prognóstico; i) Associado a tumores de macrófagos (TAM); j) Escore de câncer ressecável; k) Terapia natural.
RESULTADOS
Foi observado que o adenocarcinoma gástrico é atualmente a terceira causa global de morte relacionada ao câncer. No Brasil, o câncer de estômago é o terceiro e quinto lugar da causa de morte de homens e mulheres, respectivamente. Estudos mostraram numerosos marcadores biológicos, como E-caderina, TAM, CA 125, Metaloproteinase-9, que tiveram um impacto decisivo nas ressecções da doença, trazendo de forma positiva o prognóstico dos pacientes. Em conclusão, pode-se afirmar que a identificação e determinação de marcadores biológicos são de extrema importância no tratamento e avaliação prognóstica de pacientes acometidos por adenocarcinoma gástrico. Estudos mostraram numerosos marcadores biológicos, como E-caderina, TAM, CA 125, Metaloproteinase-9, que tiveram um impacto decisivo nas ressecções da doença, trazendo de forma positiva o prognóstico dos pacientes.
CONCLUSÕES
Em conclusão, pode-se afirmar que a identificação e determinação de marcadores biológicos são de extrema importância no tratamento e avaliação prognóstica de pacientes acometidos por adenocarcinoma gástrico. Estudos mostraram numerosos marcadores biológicos, como E-caderina, TAM, CA 125, Metaloproteinase-9, que tiveram um impacto decisivo nas ressecções da doença, trazendo de forma positiva o prognóstico dos pacientes. Em conclusão, pode-se afirmar que a identificação e determinação de marcadores biológicos são de extrema importância no tratamento e avaliação prognóstica de pacientes acometidos por adenocarcinoma gástrico.
Área
ESTÔMAGO E DUODENO
Instituições
UFRN - Rio Grande do Norte - Brasil
Autores
IRAMI ARAÚJO-FILHO, Marcielly Manaia de Paula Gomes, Tâmara Azevedo de Medeiros, Maria Luiza de Holanda Balbino, João Luís Gomes da Silva, Arthur Almeida Marinho , João Luís Gomes da Silva, AMÁLIA CINTHIA MENESES RÊGO