Dados do Trabalho
TÍTULO
OBSTRUÇAO DE VIA DE SAIDA DE VENTRICULO ESQUERDO SINTOMATICA – ABORDAGEM COM MIECTOMIA
INTRODUÇÃO
A hipertrofia de septo interventricular é uma doença genética que resulta na obstrução da via de saída de ventrículo esquerdo. Trata-se de uma condição com prevalência de 1:500, que afeta igualmente homens e mulheres, cuja apresentação varia desde formas assintomáticas a mais graves. O diagnóstico está baseado na sintomatologia clínica e no grau de hipertrofia do ventrículo
esquerdo, identificado por meio de ecocardiografia ou ressonância magnética. A terapia de redução septal invasiva pode beneficiar os pacientes sintomáticos e com relativa obstrução de via de saída de ventrículo esquerdo, porém é indicação absoluta para pacientes com sintomas avançados de insuficiência cardíaca refratária, sendo esta abordagem associada a uma melhora significativa do prognóstico.
RELATO DE CASO
CASO 1: AMSA, 51 anos, feminino, história prévia de acidente vascular encefálico isquêmico há 6 meses com sequelas neuromotoras e de insuficiência valvar mitral, em uso de anticoagulante oral. Encontrava-se com quadro de insuficiência cardíaca congestiva importante, em uso de betabloqueador em dose alta. Angiotomografia revelou importante obstrução subvalvar aórtica. Ecocardiograma evidenciou insuficiência mitral severa, obstrução de via de saída de ventrículo esquerdo (VE), hipertrofia septal assimétrica e forame oval patente. Foi submetida a plastia valvar, miectomia e fechamento de forame oval, evoluindo sem intercorrências.
CASO 2: ESC, 79 anos, feminino, ex-tabagista, hipertensa, diabética, hipotireoidea, dislipidêmica e nefropata. Portadora de marca-passo por bloqueio átrio ventricular total. Admitida no pronto socorro com queixa de dispneia. O ecocardiograma evidenciou FE de 64%, hipertrofia septal e estenose de via de saída de VE de 14 mm. À ressonância nuclear magnética cardíaca apresentou estenose aórtica grave complicada por obstrução subvalvar aórtica. Submetida a plastia valvar e miectomia septal, evoluindo sem intercorrências.
DISCUSSÃO
Nos casos apresentados, a indicação de miectomia foi efetiva para tratamento da obstrução sintomática da via de saída do VE.
Área
MISCELÂNEA
Instituições
UniCEUB - Distrito Federal - Brasil
Autores
Mariana França Bandeira de Melo, Isabella Godoy Gomes, Ângelo Santana Guerra, Matheus Moreno de Oliveira, Eduardo Lenza Silva, Arthur Barroso Vidal Vilarinho, Marcel Takeshi Shono, Helmgton José Brito de Souza