Dados do Trabalho
TÍTULO
USO DE VANCOMICINA TOPICA NA PREVENÇAO DE MEDIASTINITE
OBJETIVO
Mediastinite e deiscência de esterno são complicações graves em pacientes submetidos à esternotomia, o que aumenta significativamente a morbimortalidade dos procedimentos que requerem esse acesso. Acometem principalmente os pacientes submetidos à revascularização do miocárdio (50%), troca valvar (20%), doenças da aorta (20%) e outras cirurgias (10%). A taxa de mortalidade é alta, chegando a 47%. As bactérias Gram positivas são as mais comumente isoladas em pacientes com mediastinite. Diversos estudos tem demonstrado que o uso tópico de vancomicina, nas bordas do osso esterno, reduzem e até eliminam a incidência de infecção superficial e profunda do esterno em cirurgia cardíaca. Tem sido demonstrado que uso de vancomicina tópica, aplicada durante o fechamento do esterno, mostrou significativa redução das infecções de esterno.
O objetivo consiste em avaliar o uso tópico de vancomicina como profilaxia à infecção bacteriana, superficial ou profunda, em pacientes submetidos à esternotomia mediana em cirurgias cardíacas.
MÉTODO
Trata-se estudo prospectivo com coleta de dados retrospectiva. Foram incluídos todos os pacientes submetidos à cirurgia cardíaca no período entre jan/2014 e out/2015, que foram submetidos à esternotomia mediana. Os pacientes selecionados foram divididos em dois grupos (Grupo A- não usaram vancominicina tópica / Grupo B – usaram vancomicina). Os pacientes diagnosticados com infecção foram prontamente tratados com desbridamento cirúrgico e curativo diário até a resolução do processo infeccioso.
RESULTADOS
Nos pacientes do GRUPO B, não foi observado nenhum caso de infecção superficial ou profunda de cicatriz esternal, enquanto que sete pacientes do GRUPO A apresentaram infecção de cicatriz esternal (7%; p<0,03), com confirmação de seis casos de mediastinite (6%; p<0,06), sendo necessário reintervenção cirúrgica para desbridamento do osso esterno e ressutura. Não ocorreram óbitos durante o seguimento dos pacientes. Dos pacientes acometidos por infecção de cicatriz esternal, apenas um era portador de diabetes mellitus e três se diziam tabagistas. Foram submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio cinco pacientes, com utilização de um enxerto de artéria torácica interna esquerda. O tempo de CEC foi superior a 120 minutos em um paciente. Entre os pacientes com diagnóstico de mediastinite quatro apresentavam idade superior a 60 anos e todos eram mulheres. Nos pacientes do GRUPO B não foram observados resistência bacteriana à vancomicina ou nefrotoxicidade atribuída ao uso deste antibiótico.
CONCLUSÕES
Pode-se concluir que o uso tópico de vancomicina demonstrou poder bacteriostático e bactericida capaz de prevenir o surgimento de infecção superficial e profunda do esterno. Na série estudada, não se observou a ocorrência de nefrotoxicidade ou de resistência bacteriana à vancomicina nos pacientes que requereram uso prolongado de antibiótico por infecção de outros sítios.
Área
MISCELÂNEA
Instituições
UniCEUB - Distrito Federal - Brasil
Autores
Mariana França Bandeira de Melo, Marcel Takeshi Shono, Isabella Godoy Gomes, Ângelo Santana Guerra, Eduardo Lenza Silva, Arthur Barroso Vidal Vilarinho, Helmgton José Brito de Souza