Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

Colecistite Acalculosa Aguda em Pacientes Críticos: Fatores de Risco, Diagnóstico e Estratégias de Tratamento

OBJETIVO

Este artigo é uma revisão bibliográfica atualizada sobre a etiologia, diagnóstico e manejo terapêutico da colecistite acalculosa aguda.

MÉTODO

Os artigos foram selecionados seguindo pesquisa nas bases de dados PubMed, Scielo, Scopus e Web of Science usando as palavras-chave colecistite aguda, doenças da vesícula biliar, colecistite acalculosa, cuidados intensivos cirúrgicos, cuidados com pacientes, cuidados intensivos.

RESULTADOS

A taxa de mortalidade de pacientes com colecistite acalculosa aguda permanece alta e se deve principalmente às condições médicas subjacentes graves e à rápida progressão da doença para gangrena e perfuração. A terapia definitiva é uma colecistectomia e a drenagem de abscessos que ocorrem durante o curso clínico da doença.

CONCLUSÕES

Independentemente do tratamento escolhido, a taxa de mortalidade de pacientes com colecistite acalculosa aguda permanece elevada, principalmente devido às condições médicas subjacentes graves e à rápida progressão da doença para gangrena e perfuração.

Embora seja uma patologia rara e de difícil identificação, com uma avaliação inicial detalhada e exames complementares, é possível obter um bom diagnóstico.

O tratamento terapêutico definitivo envolve colecistectomia, com drenagem de qualquer abscesso associado, embora a colecistostomia seja frequentemente preferida devido ao seu caráter menos invasivo.

O número de trabalhos publicados sobre essa patologia limita nosso conhecimento sobre colecistite acalculosa aguda e indica que pesquisas futuras são necessárias para melhorar a compreensão atual de sua fisiopatologia, fatores de risco e tratamento, visando uma compreensão mais clara dos vários aspectos da doença.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

UFRN - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

IRAMI ARAÚJO-FILHO, AMÁLIA CINTHIA MENESES RÊGO MENESES RÊGO , Maria Luiza de Holanda Balbino , Marcielly Manaia de Paula Gomes , Tâmara Azevedo de Medeiros , Wagner Gomes da Nóbrega Silva , João Luís Gomes da Silva , Thomas Di Nardi Medeiros