Dados do Trabalho
TÍTULO
RESSECÇÃO DE TUMOR DE WARTHIN COM PRESERVAÇÃO DA GLÂNDULA PARÓTIDA
INTRODUÇÃO
O tumor de Warthin é uma neoplasia benigna das glândulas salivares, sinônimo de cistoadenoma papilífero linfomatoso e de cistoadenolinfoma e adenolinfoma. É a segunda causa mais frequente de tumor benigno de parótida atrás somente do adenoma pleomórfico. Apresenta características peculiares, em virtude de sua fisiopatologia. A teoria mais aceita entre diversos autores é o desenvolvimento do tumor a partir de ductos salivares aprisionados nos linfonodos intraparotídeos, durante a embriogênese ou de glândulas salivares heterotópicas. Estes tumores têm predileção pela glândula parótida, com localização na porção superficial em 90% dos casos. A patologia cresce lentamente como uma massa firme e indolor. Ocorre entre a sexta e sétima décadas de vida, com predomínio no gênero masculino e associação com o tabagismo. O tratamento ideal é a parotidectomia com a dissecção completa do nervo facial e seus ramos, sendo a parotidectomia total preconizada por alguns autores pela multicentricidade do tumor.
RELATO DE CASO
Paciente A.B.L., gênero masculino, 71 anos de idade, melanoderma, fumante, HIV positivo, apresentava aumento de volume na região de ângulo mandibular direito com 5 anos de evolução, indolor e flutuante à palpação. Foi solicitada uma ultrassonografia da região, demostrando uma massa hipoecóica na região de parótida direita. Foi realizada uma biópsia da região, a qual conferiu diagnóstico histopatológico de Tumor de Warthin. Como forma de tratamento foi realizada cirurgia em ambiente hospitalar, sob anestesia geral. Para ter acesso à lesão, utilizou-se a incisão extrabucal de Risdon, que através do triangulo de Farabeuf, evita lesionar o ramo de Jaffé do nervo facial. Após a incisão, realizou-se a dissecção dos tecidos até a localização da lesão, que se encontrava intraglandular. Após excisão do tecido neoplásico, foi realizada a limpeza da cavidade e hemostasia de vasos sangrantes com posterior sutura dos tecidos. A peça cirúrgica foi encaminhada ao setor de patologia que confirmou o diagnóstico de tumor de Warthin. O paciente foi acompanhado e não há sinais de recidiva até a atualidade.
DISCUSSÃO
O cistoadenoma papilífero linfomatoso é a segunda neoplasia benigna mais frequente das glândulas salivares, com incidência de 2% a 6% de todos os tumores da parótida. Ocorre quase em praticamente todos os casos na parótida, sendo que, a presença em outras glândulas salivares é rara e controversa, o presente caso ocorreu na glândula parótida. Sua ocorrência é observada na faixa etária adulta, com maior incidência entre os 58 e 70 anos, no sexo masculino, o paciente do nosso relato de caso estava dentro da faixa etária e sexo descrito na literatura, como também apresentava hábitos de fumo. Clinicamente a lesão apresentava-se conforme na literatura. A sua apresentação foi unilateral, como sua prevalência. A abordagem utilizada foi excisão completa da lesão, porém sem paroctidectomia. O paciente não teve sequelas e nem lesão ao nervo facial.
Área
CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO
Instituições
UFPE - Pernambuco - Brasil
Autores
CAMILLA SIQUEIRA DE AGUIAR, MARCELA CÔRTE REAL FERNANDES , RODRIGO HENRIQUE MELLO VARELA AYRES DE MELO, MILENA MELLO VARELA AYRES DE MELO PINHEIRO, DEISE LOUISE BOHN RODHEN, VICTOR LEONARDO MELLO VARELA AYRES DE MELO, PAULA LUIZA DE OLIVEIRA ALVIM SOARES, RICARDO EUGENIO VARELA AYRES DE MELO