Dados do Trabalho
TÍTULO
OS BENEFICIOS DO USO DE SIMULADORES COMO TREINAMENTO DOS RESIDENTES DE CIRURGIA GERAI
OBJETIVO
Avaliar os benefícios que o uso de simuladores traz aos residentes que realizam procedimentos cirúrgicos e aos pacientes que são submetidos a estes procedimentos. Sendo motivado pela experiencia ambulatorial, no qual os pacientes eram submetidos a procedimentos desconfortáveis na realização de testes para efetivação do tratamento.
MÉTODO
Através de uma revisão sistemática incluindo estudos quantitativos, por meio do levantamento de artigos científicos. Foram utilizadas as bases de dados Pubmed, Lilacs e Scielo, cujos descritores foram: “General Surgery”; “Simulators”; “Residents”; “treining”. No período de 2000 a 2019, com os idiomas inglês, espanhol e português, foram analisados os títulos e os resumos de 13 artigos.
RESULTADOS
Existem vários fatores que são importantes para a formação de médicos competentes e seguros, como treinamento, observação e realização de procedimentos. A adoção de novas tecnologias no processo cirúrgico é notória e incontestável, exigindo que o profissional acompanhe as mudanças e se qualifique, para isso também é necessário que seja assegurada a integridade do paciente e segurança do procedimento, tornando o uso de simuladores cirúrgicos ideais para o aprendizado psicomotor. Os estudos analisados demonstram que a habilidade precoce nos simuladores cirúrgicos aperfeiçoam o profissional, fazendo com que ele adquira uma maior destreza manual, refletindo em qualidades essenciais como firmeza, delicadeza e noção de movimentos manuais, além de adquirir destreza na utilização dos aparelhos.(LEMOS, 2016). A simulação para a formação dos profissionais na residência médica faz com que sejam conferidos a esses profissionais as habilidades necessárias para a videocirurgia, nesse momento são permitidos erros, sempre aprimorando a prática e visando o crescimento, sem arriscar a segurança do paciente.
CONCLUSÕES
A preocupação ética de aprender tratamentos cirúrgicos por vídeo sobre os pacientes, há restrições financeiras do sistema de saúde e restrições nas horas de trabalho. Pois exige uma mudança na abordagem pedagógica do treinamento cirúrgico. A simulação, em suas diversas modalidades, mudou drasticamente a face da educação cirúrgica ao longo da última década, fornecendo uma plataforma para a aquisição de habilidades técnicas e técnicas não-cirúrgicas. O treinamento em videogame oferece um bom desempenho cirúrgico em simuladores avançados de realidade virtual. O desempenho em videogames, inicialmente é desafiador para o cirurgião. Pode ser um fator preditivo para o resultado na simulação cirúrgica. Com o avanço da aprendizagem de habilidades psicomotoras e o desenvolvimento de modelos de simulação validados, muito do aprendizado inicial de habilidades cirúrgicas pode ocorrer em um ambiente de laboratório. Com isso o treinamento médico em simuladores virtual oferece redução de riscos para pacientes e alunos, melhorando a competência e a confiança dos alunos, aumentando a segurança do paciente e reduzindo os custos com assistência médica no longo prazo.
Área
EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA
Instituições
Universidade Católica de Pernambuco - Pernambuco - Brasil
Autores
Thays Batista Soares, Leslie Cliford Noronha, Cintia Viana Prado, Joany Marcelle Luiz, Ana Paula Gonçalves Monteiro, Barbara Sousa Bispo, Livia Gusmão Teixeira