Dados do Trabalho


TÍTULO

CARACTERISTICAS EPIDEMIOLOGICAS E DESFECHOS DOS PACIENTES OPERADOS POR ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO EM UM HOSPITAL ESTADUAL DE SAO PAULO

OBJETIVO

Trata-se de uma pesquisa descritiva quantitativa com a finalidade de verificar as causas de abdome agudo obstrutivo que necessitaram de cirurgia abdominal de urgência no Pronto Socorro do Hospital do Mandaqui no período de 01 maio de 2017 a 30 de abril de 2018, estabelecendo dados estatísticos acerca da etiologia, idade, gênero, tempo de internação, necessidade de cuidados intensivos, complicações e óbitos.

MÉTODO

Levantamento de 79 prontuários eletrônicos, em que serão selecionados todos os pacientes internados e abordados cirurgicamente pela urgência do hospital entre 01 maio 2017 e 30 de abril de 2018. O tratamento dos dados coletados se fará pela análise estatística acerca da etiologia, idade, gênero, tempo de internação, complicações, necessidade de cuidados intensivos e óbitos. Para estudar a etiologia das obstruções serão inseridos todos os diagnósticos etiológicos realizados no intra-operatório, calculando-se número absoluto e porcentagem de cada. Na análise da idade será calculada a média, bem como apontadas as idades mínimas e máximas. Serão apresentadas as porcentagens entre os gêneros, quantificados os tempos de internação, verificando- se média de internação, tempo máximo e tempo mínimo de permanência hospitalar. As complicações serão relatadas e separadas em clínicas e cirúrgicas. Iremos estabelecer suas porcentagens em relação ao total de pacientes, além de avaliar seu perfil epidemiológico (idade e gênero). Os óbitos serão avaliados de forma semelhante, além de calcularmos seu número absoluto e porcentagem avaliaremos o perfil epidemiológico desses pacientes.
A necessidade de terapia intensiva será avaliada apenas dicotomicamente, calculando-se número absoluto e porcentagem dos que a necessitaram.

RESULTADOS

29 (50,87%) eram homens e 28 (49,12%) mulheres, a média de idade entre eles é de 60 anos, sendo o mais novo de 15 anos e o mais velho de 90 anos. Causa da obstrução: 16 (28%) casos de brida, 14 (24,56%) casos de tumoração em cólon esquerdo (sigmóide e ângulo esplênico), 9 (15,78%) pacientes com hérnias inguinais encarceradas, 5 (8,77%) casos de hérnias incisionais, 3 (5,26%) de tumoração em cólon direito, 2 (3,5%) pacientes foram diagnosticados com tumor de reto. Complicações: 14 (24,56%) casos, sendo 5 (8,77%) complicações cirúrgicas e 9 (15,78%) complicações clínicas. O tempo médio de internação dos pacientes foi de 10,47 dias, com tempo de internação variando de menos de 24 horas até 93 dias, sendo a média de saída no 9o dia de pós-operatório.

CONCLUSÕES

Porcentagens semelhantes de acometimento entre os sexos, com etiologias distintas entre as faixas etárias, sendo a aderência mais comum no jovem e a neoplasia mais comum no idoso. A maior ocorrência das neoplasias no nosso serviço pode refletir uma dificuldade no acesso à atenção secundária dessa população, com consequente subdiagnóstico da doença em seu estágio inicial, vindo o diagnóstico ser estabelecido apenas quando a neoplasia causa obstrução.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

HOSPITAL DO MANDAQUI - São Paulo - Brasil

Autores

MAIRA STATHOURAKIS SAMPAIO AMARAL, MAURICIO ANDRADE AZEVEDO, Vitoria Pereira Marra, Luis Henrique Barreto Chaves