Dados do Trabalho


TÍTULO

PREVALENCIA DE SINDROME DE DUMPING NO BRASIL EM PACIENTES SUBMETIDOS A GASTROPLASTIA TIPO BYPASS EM Y-DE-ROUX NOS ULTIMOS 5 ANOS: REVISAO DE LITERATURA

OBJETIVO

Objetivo: Esse trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura no que tange à prevalência da síndrome de Dumping no Brasil, nos últimos 5 anos, em pacientes obesos submetidos à tratamento cirúrgico por by-pass gástrico, com base não só em critérios clínicos, mas também no escore de Sigstad e no questionário de Arts.

MÉTODO

Métodos: Foi realizado levantamento bibliográfico do período de 2014 a 2019 com dados coletados por meio de pesquisa em livros, dissertações, teses e artigos publicados nas bases de dados Scielo, Pubmed e Google Books. Foram utilizadas as palavras-chave “síndrome de dumping” e “prevalência”. Foram selecionados cinco artigos para serem analisados conforme critério de aparecimento de sinais e sintomas até 12 meses de pós-operatório.

RESULTADOS

Resultados: A literatura aponta que a síndrome de Dumping se manifesta com maior frequência após operações bariátricas, sendo a mais comum das síndromes que sucedem gastrectomias parciais ou completas. No Brasil, o aparecimento dos sintomas acomete cerca de 70% dos pacientes, principalmente nos primeiros seis meses de pós-operatório, com incidência de 60%. No estudo realizado por Loss et Al.1 , a frequência da síndrome baseada em critérios subjetivos foi de 44% e aplicando o score de Sigstad, foi de 76%. Assim, há uma média de prevalência da síndrome em 60% da amostra, o que confere também no estudo realizado por Camargo et Al.2, em que a prevalência de síndrome de Dumping obtida na amostra foi de 56,7%. Mendes et Al.3 realizaram um estudo com 43 mulheres submetidas ao bypass gástrico em y de roux para avaliar seus conhecimentos sobre a síndrome e, nesse estudo foi possível observar novamente uma prevalência que está dentro do estimado: 58% da amostra. Essa estimativa cai um pouco em um estudo retrospectivo analítico realizado por Matos et Al.4 , no qual a prevalência analisada da síndrome em 49 mulheres submetidas ao bypass gástrico em Y de Roux fica em 55,1%. No entanto, em um estudo transversal prospectivo realizado em Curitiba, por Trintade et Al.5 nos meses de setembro e outubro de 2015, cuja amostra definiu-se por mulheres de 20-65 anos submetidas a cirurgia bariátrica por Bypass em Y de Roux, a incidência da síndrome de Dumping foi de 65,5%.

CONCLUSÕES

Conclusão: Através da análise dos dados obtidos nessa revisão concluímos que a prevalência de síndrome de Dumping no Brasil nos últimos 5 anos está em torno de 60%, ou seja, de acordo com o que a literatura apresenta. Visto que é uma síndrome de alta prevalência em nosso país, é necessário que estudos transversais sobre o tema continuem sendo realizados a fim de facilitar o acesso a informações sobre o diagnóstico e o tratamento dessa situação clínica. Além disso, há um nítido aumento na demanda pela cirurgia gástrica, uma vez que há proporcionalmente mais obesos no país. Logo, é imprescindível estar a par das possíveis consequências decorrentes da cirurgia bariátrica, tais como as que envolvem questões metabólicas como é o caso da síndrome de Dumping.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA

Instituições

Universidade Luterana do Brasil - ULBRA CANOAS - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Mariana Alcântara Scalcon, Arthur Bueno Luzardo, Guilherme Ribeiro, Nicole Seguer Cunegatti, Gabriela Azevedo Alves, Antônio Carlos Weston